Governo entrega novo hospital no interior
A população do município de Santo Antonio do Içá recebe nesta quarta-feira do Governo do Amazonas um novo hospital. Batizado de Hospital Monsenhor Adalberto Marzi, a unidade dispõe de 20 leitos e vai atender a população da sede e comunidades rurais nas áreas de urgência, emergência e internação em clínica médica, cirúrgica e pediátrica.
O Hospital funcionará 24 horas, oferecendo serviços de apoio diagnóstico, com laboratórios de análises clínicas, diagnóstico por imagem (raio X e ultra-sonografia) e um banco de sangue, que irá garantir o atendimento imediato aos pacientes que necessitarem de transfusão sangüínea. A unidade também dispõe de modernos equipamentos que serão utilizados no diagnóstico e tratamento das doenças.
Com aproximadamente mil metros de área construída, o hospital conta com três áreas clínicas: Médica, Cirúrgica e Pediátrica. Os 20 leitos do Hospital estão divididos em quatro leitos para o alojamento conjunto, sete para a clínica médica, dois para clínica cirúrgica e sete para clínica pediátrica.
O investimento total na obra foi de R$ 1,8 milhões, aplicados em obras, mobiliários fixos e equipamentos. Um total de 30 profissionais compõe o quadro de servidores do hospital, sendo cinco de nível superior, 22 de nível médio e 3 servidores de nível elementar. Para o funcionamento da unidade serão investidos mais de R$ 30 mil por mês, apenas com as despesas de recursos humanos.
Dom Frei Adalberto Domenico Marzi, bispo Capuchinho nasceu em Spello, Itália, Veio como missionário para o Brasil em 1954, e foi enviado à Benjamin Constant, no Amazonas. Em 1959 recebeu a nomeação de Administrador Apostólico do Alto Solimões.
De 1962 a 1965 participou ativamente em Roma do Concílio Vaticano II. Coordenou as construções das igrejas paroquiais de São Paulo de Olivença (1961), Santo Antônio do Içá (1967-68), Benjamin Constant (1970-74), Atalaia do Norte (1976-79), Tabatinga (1982). Seu trabalho foi selado com a elevação de Prelazia para Diocese do Alto Solimões em 1992. No dia 18 de setembro de 2001, aos 79 anos de idade, faleceu acometido por choque séptico, doença obstrutiva crônica e pneumonia.
Pelo programa de reorganização da Saúde, no interior do Estado foram concluídos e entregues a população, desde o início de 2003, os hospitais de Itacoatiara, Parintins, Fonte Boa, Eirunepé, São Sebastião do Uatumã, Iranduba, Caapiranga, Uarini, Coari, Apuí, Canutama, Tefé, Lábrea, Ipixuna, Nova Olinda do Norte e Boca do Acre e Careiro.
Hospital de Santo Antônio do Içá
População do município (IBGE): 28.161 habitantes
Principais Ambientes/Leitos por especialidades
Alojamento Conjunto 4 leitos
Clínica Médica 7 leitos
Clínica Cirúrgica 2 leitos
Clínica Pediátrica 7 leitos
Total 20 leitos
Outros Serviços
Laboratório de Análises Clínicas
Serviço de Imagenologia (raios-X)
Banco de Sangue