Governo inaugura terceira Farmácia Popular

O Governo do Estado do Amazonas, o Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) inauguram hoje, 28, às 19h a terceira unidade da Farmácia Popular do Brasil, em Manaus. A farmácia está localizada no bairro de Santa Etelvina e irá beneficiar a população da zona Norte da cidade com a venda de medicamentos essenciais a preços até 85% mais baratos do que o praticado pela rede comercial de drogarias.

As Farmácias Populares fazem parte de um programa desenvolvido pelo Governo Federal que tem o objetivo de garantir aos pacientes a continuidade do tratamento médico, dando acesso aos medicamentos. Os remédios comercializados nestas unidades são adquiridos junto aos laboratórios públicos e privados (quando necessário) e distribuídos pela Fundação Oswaldo Cruz, executora do programa em todo o país.

Doenças como a hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são algumas das mais freqüentes na população e para as quais há medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo.

A Farmácia Popular de Santa Etelvina vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. Serão disponibilizados 107 medicamentos listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), considerados mais eficazes e seguros para o tratamento das doenças mais prevalentes da população. Também será disponibilizado o preservativo masculino.

O quadro de funcionários da unidade será composto por nove profissionais, qualificados para atender a população e orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação. A estrutura da Farmácia, que tem uma área total de 109 m², conta com uma recepção, dois guichês para cadastro, dois caixas e área para entrega dos produtos. Para evitar filas e oferecer mais conforto, a recepção conta com cadeiras, onde o usuário poderá aguardar, com uma senha, o início do atendimento. O sistema de cadastro é informatizado, assim como o controle de medicamentos.

Qualquer cidadão poderá utilizar os serviços da Farmácia Popular, bastando para isso apresentar a prescrição médica ou odontológica, da rede pública ou privada. A média de atendimento esperada para a unidade é de 250 a 300 usuários por dia. Para implantar a terceira unidade da Farmácia Popular em Manaus, foram aplicados recursos estaduais e federais, no total de R$ 69 mil.

Mais de mil atendimentos por dia

Manaus já possui duas unidades da Farmácia Popular. A primeira, inaugurada em fevereiro do ano passado, está localizada na zona Leste, na Rua Autaz Mirim, 114, Shopping Grande Circular, bairro São José I. Nesta unidade são realizados em média 400 atendimentos por dia. A segunda unidade, inaugurada em agosto de 2005, funciona na Avenida 7 de Setembro, Centro, e registra uma média de 600 atendimentos por dia.

De acordo com a gerente do programa de farmácias populares em Manaus, Ana Paula, os medicamentos mais procurados nas duas unidades são o Captopril, utilizado no controle da hipertensão, a Cefalexina, antiinflamatório e antibiótico, Sinvastatina, controle do mau colesterol e Metronidazol, utilizado no controle das verminoses.

Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, as patologias atendidas, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população pode telefonar para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou acessar www.saude.gov.br/farmaciapopular.

_______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310