Governo oferece curso para temporários

Iniciado nesta segunda-feira (28), o curso preparatório para o Concurso Público está sendo oferecido gratuitamente pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra (Escola Técnica do SUS/Cetam). Estão participando todos os servidores de nível elementar a médio, que atuam nas unidades de saúde em regime especial temporário da capital, totalizando cerca de cinco mil profissionais.

De acordo com o secretário de Saúde, Wilson Alecrim, o objetivo é valorizar aqueles que há anos se dedicam ao trabalho em hospitais, maternidades e pronto-socorros, oferecendo uma oportunidade de preparo para o concurso, que oferece mais de 10 mil vagas e deverá ser uma das mais concorridas disputas por uma vaga no funcionalismo público estadual. “O Estado está colaborando com os que há tempos colaboram com o Estado. A Lei exige que tratemos a todos em iguais condições. Não é possível privilegiar os que trabalham em regime especial temporário”, explicou Wilson Alecrim durante a aula inaugural do curso preparatório. “Por isso o governador Eduardo Braga está investindo cerca de 250 mil reais no curso, para que os servidores tenham a oportunidade de atualizar os conhecimentos, e pede somente que os profissionais que vão estudar durante todo o mês de março mostrem no concurso a mesma competência que demonstraram junto ao processo seletivo que participaram”, ressaltou o secretário.

O curso está sendo oferecido gratuitamente, como iniciativa inédita do Governo do Estado na área de Saúde. No total estão inscritos 4.978 servidores-alunos, dos quais 1.046 do nível elementar (até a 4ª série do ensino fundamental), 2.356 do nível auxiliar (até a 8ª série) e 1.576 do nível médio (ensino médio completo). Também participam do curso preparatório os servidores lotados em um dos 23 centros de Saúde que o Governo passou para a Prefeitura de Manaus, no ano passado, em função do processo de municipalização da Saúde.

As aulas acontecem nos três turnos, com duas horas de aula diárias para cada uma das 122 turmas. Foram elaboradas apostilas específicas para cada nível e uma equipe de 300 professores e instrutores foi selecionada especialmente para atender às turmas. As aulas são de Língua Portuguesa (disciplina comum a todos os cargos) e de conhecimentos específicos, conforme as exigências do edital do concurso.

Wilson Alecrim destaca que as aulas foram elaboradas para incentivar os servidores a estudar e concorrer em situação de igualdade com os demais candidatos. “Todos farão as mesmas provas, na capital e no interior, e os pontos de experiência no desempenho da função poderão ser obtidos por qualquer candidato que já trabalhou ou que esteja trabalhando na área”.

A representantes dos servidores, Daniele Moura, 27, se inscreveu para o cargo de agente administrativo, função que hoje ocupa no Estado e disse que o curso é de grande ajuda para todos. “Sabemos que a concorrência será muito grande. A oferta gratuita do curso preparatório está sendo muito bem-vinda. Pagar um cursinho preparatório iria ser um desfalque em nosso orçamento familiar. O que temos de fazer agora é nos esforçar e estudar muito”, disse a estudante.

Inscrições para o concurso encerram nesta quarta-feira

As inscrições para o concurso da Susam encerram nesta quarta-feira (02/03) tanto nas agências dos Correios quanto na Internet. A expectativa inicial era de que 80 mil pessoas se inscreveriam, mas de acordo com a Cesgranrio (empresa responsável pela realização do concurso) a procura já tinha sido superior antes mesmo do dia 26 de fevereiro, data definida para o encerramento das inscrições nos Correios. Por conta disso, o prazo foi estendido. Até a sexta-feira (dia 25) foram inscritas 117.821 pessoas para o concurso da Susam, sendo que 99.730 efetivaram as inscrições e 18.139 estão com o boleto bancário impresso para pagamento.

Os cartões de confirmação serão entregues, via correio, até o dia 30 de março e as provas objetivas serão aplicadas simultaneamente nos 62 municípios do Amazonas, no dia 3 de abril. A divulgação dos resultados das provas objetivas será no dia 24 de abril e a entrega dos documentos para a prova de títulos, no período de 26 a 29 de abril. A divulgação dos resultados finais será feita no dia 9 de junho. Segundo o secretário Wilson Alecrim, a convocação dos aprovados deverá ser imediata.