Governo promove atualização de informações sobre dengue

O Governo do Amazonas vai promover a atualização periódica de informações sobre dengue para todos os municípios do Estado, incluindo os que têm baixo risco de transmissão da doença. O objetivo da medida é integrar e preparar gestores e profissionais de saúde para evitar aumento de casos e a ocorrência de epidemias.

Uma das ferramentas utilizadas pela Secretaria serão as videoconferências, que viabilizam a troca de informações em tempo real, com a participação de todos e sem a necessidade de deslocamentos. Na tarde desta quinta-feira, o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, abriu a primeira videoconferência do ano sobre o tema, reunindo representantes de 47 municípios.

A conferência foi realizada a partir do Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e teve como temas principais a organização dos serviços de saúde para o atendimento de pacientes e a condução do tratamento no caso de suspeita ou confirmação de dengue. Além de Wilson Alecrim, participaram do evento o secretário executivo de Assistência à Saúde do Interior, Evandro Melo, o coordenador estadual de combate à dengue, Ricardo Passos, e o médico infectologista Marcelo Cordeiro.

“A troca de informações atualizadas e a padronização de ações tanto para evitar a proliferação do mosquito transmissor quanto a assistência aos pacientes é uma das estratégias para manter o controle da doença no Estado”, destaca Alecrim. De acordo com o secretário sete municípios amazonenses têm alto risco de epidemia – Humaitá, Codajás, Coari, Itacoatiara, Tefé, Barcelos e Lábrea. Para estes, as secretarias municipais, sob orientação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), já estão elaborando planos municipais que contemplam as especificidades de cada um. “Medidas gerais de controle já foram intensificadas em todos eles”, garante o secretário.

De acordo com o mapa da dengue no Estado, atualizado no último dia 18, outros oito municípios também estão sendo monitorados com prioridade pelo Governo do Estado, apesar de apresentarem menor risco de transmissão da doença. O grupo inclui Tabatinga, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira, onde houve aumento de casos de dengue até o segundo semestre de 2010.

Além de videoconferências e notas técnicas atualizadas, os municípios amazonenses terão o reforço da campanha de esclarecimento sobre a doença, lançada pelo Governo do Estado e que contou, na capital, com a parceria da Prefeitura de Manaus. “Por determinação do governador Omar Aziz serão criadas novos informativos que visam principalmente informar a população sobre as medidas que ela deve tomar para evitar a proliferação do Aedes aegipty e comprometê-la como parte essencial do combate à doença”.

Apesar de ser estado prioritário para o combate à dengue, o Amazonas não registra epidemia da doença desde 2001. Neste ano, até o momento, a Susam registrou 234 casos confirmados de dengue e 900 casos notificados (ainda sem confirmação).
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327