Governo recrutou substitutos

A Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam) recrutou 604 profissionais para substituir os servidores da Saúde que farão as provas do concurso público, no próximo domingo (03/04). O número equivale aos candidatos de todos os níveis que estariam de plantão nas unidades estaduais que funcionam 24 horas. A medida, de acordo com o secretário de Saúde, Wilson Alecrim, visa garantir o pleno funcionamento das unidades, sem interrupção ou redução da capacidade de atendimento. “Estamos assegurando ao nosso servidor o direito de fazer a prova com tranqüilidade e, ao mesmo tempo, providenciando o que é necessário para que seja mantida a rotina de assistência, sem qualquer prejuízo para a população”, explica Alecrim.

Os plantonistas substitutos são servidores estatutários da Susam, que atuam em serviços onde não há atendimento nos finais de semana. Eles irão complementar o quadro de funcionários de vinte unidades, incluindo hospitais, maternidades, pronto-socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e área hospitalar das fundações. Os servidores serão remunerados pelo serviço prestado, de acordo com a formação profissional e o tipo de plantão. Para garantir este reforço, o Governo do Estado está investindo R$ 103.430.

Vinte e duas categorias, do nível elementar ao superior, precisarão de profissionais substitutos no dia do concurso. Entre elas estão as de médico, enfermeiro, bioquímico, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e técnico de nível superior. Nos níveis elementar, auxiliar e médio, haverá substituições para técnicos de enfermagem, de hemoterapia, de patologia clínica, agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais, motoristas, copeiros, cozinheiros e vigias. Eles cumprirão plantão no período de 7h às 19 horas, apenas neste domingo.
Estão disputando uma das 10.206 vagas oferecidas pela Susam, 163.976 candidatos, conforme balanço da Cesgranrio, empresa organizadora do concurso. As provas objetivas, que marcam a primeira etapa da seleção, serão realizadas simultaneamente nos 62 municípios do Estado, em dois horários e em 336 locais (escolas e universidades). A aplicação das provas vai envolver cerca de 15 mil coordenadores, fiscais e pessoal de apoio.

No período da manhã, o início do concurso está marcado para as 9 horas, quando 83.085 candidatos devem fazer as provas em 182 pontos diferentes. À tarde, a partir das 14h30, serão 80.891 inscritos e 154 locais de prova.

Segundo a Cesgranrio todos os cartões de confirmação dos candidatos da capital e do interior do Estado já foram encaminhados aos Correios para entrega nos endereços informados na ficha de inscrição. “Independente disso, o candidato pode ter acesso à confirmação de inscrição pela Internet”, destaca o secretário. O cartão de confirmação e também a relação de candidatos por vaga estão disponíveis por meio do site www.saude.am.gov.br, da Secretaria de Estado da Saúde ou diretamente no www.cesgranrio.org.br, da própria Cesgranrio. Os dados sobre a inscrição, horário e local de provas podem ser obtidos, informando-se apenas o primeiro e o último nome. No cartão de confirmação, o candidato deve conferir o número de inscrição, nome, número de identidade, sexo, data de nascimento e opção de cargo. As informações sobre a hora e o local de realização das provas estão destacadas.

A Cesgranrio informa que a chegada aos locais de prova deve acontecer com, no mínimo, uma hora de antecedência. O candidato deve levar dois lápis, apontador, borracha e caneta preta. Para ter acesso ao local de prova, deve ser apresentado o documento de identidade com o qual o candidato se inscreveu e a impressão da confirmação de inscrição da Internet ou o cartão de confirmação de inscrição.

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) já determinou que no domingo as empresas de transporte coletivo operem com a frota dos dias úteis em todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Manaus, das 5h às 19 horas.