Governo vai contratar especialistas

O secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, anunciou que o Governo do Estado vai contratar 116 médicos especialistas para reforçar o quadro das policlínicas e dos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) da rede estadual. Como todos os especialistas aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já foram chamados, será feito um processo seletivo. O edital será nacional e a publicação deve ocorrer nos próximos dez dias.

Segundo o secretário, a seleção tem o objetivo de solucionar em curto prazo a carência de profissionais de determinadas especialidades médicas, como a neurologia, a proctologia, a nefrologia e a reumatologia. No total, serão selecionados médicos de 24 especialidades, que devem reforçar o quadro de profissionais da rede de Caimis e Policlínicas, formada atualmente por nove unidades. A remuneração, o período de contrato e as exigências para concorrer à seleção serão detalhados apenas no edital.

Nas policlínicas são oferecidos exames e consultas em especialidades médicas. As unidades fazem parte da rede de média complexidade e recebem pacientes da rede básica de saúde (unidades da prefeitura e Programa Saúde da Família) e também de unidades de urgência e emergência. “Esses pacientes são encaminhados para diagnóstico de doenças que não puderam ser diagnosticadas em outras unidades ou para acompanhamento do seu quadro de saúde”, explica o secretário.

A maior policlínica do Estado é a Codajás, também conhecida como PAM. Lá, são oferecidas mais de 20 especialidades. Outras três, nas zonas Leste, Oeste e Norte funcionam, em média, com oito especialidades, incluindo cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, endoscopia, oftalmologia e odontologia. Duas outras policlínicas são referência para públicos específicos – a Cardoso Fontes, voltada para os portadores de tuberculose, e a Antônio Aleixo, implantada para atender as necessidades da Colônia Antônio Aleixo. No bairro residem muitos ex-portadores de hanseníase, que necessitam de serviços especiais principalmente nas áreas de dermatologia e ortopedia.

A rede de Caimis, formada por três Centros, localizados nas zonas Sul, Norte e Oeste, é voltada para usuários que têm acima de 60 anos. Estas unidades também oferecem exames e consultas nas especialidades mais exigidas para a assistência à saúde do idoso.

Com a contratação dos médicos queremos ampliar e padronizar a oferta de serviços”, explica Agnaldo Costa. Ele diz que atualmente 168 médicos especialistas fazem parte do quadro de profissionais das policlínicas e Caimis estaduais.

Ainda segundo o secretário, apenas uma pequena parte total de atendimentos feitos pela rede básica de saúde deveria chegar até as policlínicas. A Organização Mundial de Saúde diz que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica. “Mas infelizmente recebemos uma demanda bem acima disso”, afirma Agnaldo Costa.

Mensalmente, as quatro maiores policlínicas estaduais realizam 24 mil consultas e quase 50 mil exames. Além desses, mais de 100 mil são agendados para atendimento na rede particular conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

_______________________________________

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br