Governo vai inaugurar mais um Banco de Leite

O Amazonas vai contar com mais um Banco de Leite para atender os recém-nascidos de baixo peso, internados nas unidades hospitalares da capital. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (1º) pelo secretário Wilson Alecrim, durante a abertura do 1º Encontro de Bancos de Leite Humano da Região Norte.

A unidade está em fase final de instalação e vai funcionar na maternidade Azilda Marreiro, no bairro Galiléia, zona Norte de Manaus. A expectativa é que, com a inauguração do novo Banco, prevista para o final deste mês, a coleta e a distribuição de leite materno no Estado aumente em 30%, garantindo o atendimento total da demanda atual e a criação de um estoque estratégico, hoje inexistente.

O Banco será abastecido com a doação voluntária de mulheres em fase de aleitamento e com leite excedente. As principais colaboradoras deverão ser as que residem na zona Norte e já utilizam os serviços de saúde da região.

A unidade estará preparada para a triagem das candidatas à doação (avaliação de saúde da mãe e do bebê), orientação para a coleta domiciliar, recolhimento periódico do leite doado, pasteurização, análise microbiológica, armazenamento e distribuição do leite aos hospitais e maternidades.

“Com o novo serviço estaremos ampliando a garantia de alimentação saudável aos prematuros e recém-nascidos acometidos por doenças”, disse Alecrim. Segundo ele, com os dois Bancos de Leite já em atividade – um na maternidade Ana Braga e o outro no Instituto da Mulher – são coletados em média 150 litros de leite por mês. O volume é capaz de atender a aproximadamente 600 crianças.

O secretário destacou que a garantia de leite humano para recém-nascidos hospitalizados faz parte da política estadual de assistência à saúde da criança. “A alimentação natural, exclusiva até o seis meses de vida, e complementada com outros alimentos até os dois anos, é comprovadamente capaz de reduzir doenças na infância e na fase adulta.”

Wilson Alecrim também anunciou a expansão das atividades de coleta e distribuição de leite materno para o interior do estado e o reforço nas ações de incentivo ao aleitamento. “Estamos levando uma nova campanha para os municípios e elaborando um programa para a implantação progressiva de coleta de leite, em parceria com as prefeituras”.

Para aumentar ainda o número de doadoras, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Agência de Comunicação do Estado (Agecom), lançou no início deste mês, uma nova campanha de incentivo à doação. Com o tem “Tem gente que tem o peito cheio de amor pra dar”, a campanha conta com o apoio da Primeira-Dama do Amazonas, Nejmi Aziz, madrinha dos bancos de leite do Estado. Cartazes, banners e folhetos compõem as peças publicitárias da campanha.

Estados do Norte discutem melhorias
para os Bancos de Leite da Região

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) abriu nesta quinta-feira o 1º Encontro de Bancos de Leite Humano da Região Norte. O evento será realizado até amanhã (2) no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), com a participação de representantes dos estados da região, do Ministério da Saúde e da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano (IberBLH).

O objetivo do encontro é discutir estratégias para fortalecer os bancos de leite vinculados às secretarias municipais e estaduais dos sete estados do Norte, visando a auto-suficiência destas unidades para o atendimento total das suas demandas.

De acordo com a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Criança, Katherine Benevides, durante o evento serão discutidas questões técnicas sobre o funcionamento dos bancos, estratégias para melhorar a qualidade dos serviços e as prioridades de parceria com instituições públicas e privadas para o incremento das ações, incluindo a divulgação do aleitamento materno e da doação de leite.

“O número de Bancos em funcionamento no país teve um crescimento fantástico na última década, mas ainda é preciso aumentar a produção e tornar sólida a cultura da doação”, avalia Katherine.

No Norte existem atualmente nove Bancos de Leite em funcionamento, todos ligados à Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.

Técnica – Entre os temas discutidos durante o Encontro também estão as novas perspectivas para a saúde da criança. O assunto foi apresentado na manhã desta quinta-feira pelo coordenador nacional de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Paulo Bonilha. Em seguida, João Aprígio Guerra, coordenador da Rede IberBLH, fez palestra sobre o compromisso dos Bancos de Leite Humano com o Projeto Cegonha, do Ministério da Saúde.

Até o final do evento, nesta sexta-feira, serão abordadas, ainda, questões técnicas específicas, como a manipulação do leite humano e a segurança alimentar, que será tratada em palestra da representante do Banco de Leite Humano de São Paulo, Maria José Guardia Mattar, e os aspectos nutricionais na prematuridade, tema que será abordado pelo neonatologista Jefferson Guilherme, integrante da Área Técnica de Saúde da Criança da Susam.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327