Hemoam presta homenagem aos mais antigos doadores

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta terça-feira, dia 14 de junho, às 9h30, com homenagem às pessoas que realizam o maior número de doações no Estado. Representando todos os doadores voluntários de sangue, 12 pessoas com maior número de comparecimentos foram selecionadas para receber certificado de Doador Diamante, que será entregue pelo diretor-presidente em exercício, Rodrigo de Souza Leitão. Além da entrega dos certificados, durante toda a semana, será servido lanche especial para quem doar sangue.

Escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar as doações de sangue espontâneas e voluntárias, a data é comemorada no mundo inteiro, especialmente para estimular a doação por parte dos jovens. Segundo a OMS, a estimativa de doadores de sangue com menos de 25 anos é de 38%.

Na Fundação Hemoam, para estimular o retorno dos doadores, o Programa de Captação de Doadores trabalha com convite por telefone, por carta e por e-mail, relembrando a data da última e da próxima doação, além do agendamento.

Para conquistar novos doadores, as estratégias utilizadas são os cursos de formação de captadores, palestras e visitas de sensibilização a escolas, faculdades e empresas, acompanhadas ou não da unidade móvel de coleta.

Para verificar a qualidade do serviço prestado, é feita pesquisa de satisfação na área da doação de sangue, com melhorias sugeridas sempre sendo aplicadas. Além disso, é possível fazer sugestões, críticas e elogios por meio do telefone 0800-285-0220 e também diretamente na Ouvidoria do Hemoam, pelo telefone 3655-0168.

Estatísticas – Um total de 21 mil doações espontâneas, ou seja, a que não são destinadas a um paciente especificamente, foram feitas em 2010, na Fundação Hemoam. A entidade contabiliza, diariamente, um total de 250 de doações de sangue por dia para manutenção do estoque e atendimento da rede hospitalar, pública e particular do Amazonas.

Dois é o número de postos de coleta fixos na Capital: sede e Maternidade Ana Braga; 42 são as Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCTs) no interior do Estado; sete são os municípios com maior número de coletas e transfusões: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Presidente Figueiredo e Apuí; quatro é o limite de doações anuais para homens e 3 para mulheres; dois é o mínimo de doações para se considerar Fidelizado; e dois meses é o intervalo mínimo entre doações de sangue, para homens. Para mulheres, esse intervalo é de três meses.

______________
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
twitter.com/governoamazonas
youtube.com/governodoamazonas