HEMOAM realiza panfletagem durante “Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea”
A Fundação HEMOAM, em parceria com voluntários, realizou nesta segunda-feira, dia 14, a abertura da Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, comemorada de 14 a 21 de dezembro, de acordo com a Lei Pietro, de número 11.930, sancionada pelo Presidente da República, em abril. A abertura foi com panfletagem, até às 10 horas da manhã, no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, sobre a doação de medula.
Segundo a gerente de captação de doadores, Cristina Muniz, o objetivo da semana é esclarecer e incentivar a doação, além de reforçar a orientação à população sobre a importância e os procedimentos para fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Desde de 2005, o Hemocentro do Amazonas, já cadastrou 11.526 pessoas como voluntárias à doação. Em fila de espera, aguardando um doador compatível, e que não encontraram na família, estão cerca de 40 pacientes, entre crianças e adultos.
Nesses casos, o transplante é a única esperança de cura. “A mobilização, o esclarecimento e a solidariedade salva muitas vidas”, disse Cristina.
Na quarta-feira, dia 16, haverá um dia inteiro para cadastrar voluntários no Redome. A campanha acontece na sede do HEMOAM, no horário de 8h30 às 12h e de 14h às 17 horas, no Bloco C (Recepção de Doadores). Quem quiser ser um doador voluntário cadastrado no Redome, basta comparecer ao hemocentro, preencher uma ficha de cadastro concordando em ser voluntário e coletar uma amostra de sangue de 10 ml para realização do exame de HLA (histocompatibilidade genética) que determina as características genéticas do candidato. Exame que já é realizado em laboratório próprio na Fundação HEMOAM. O resultado do HLA é disponibilizado no Registro Nacional para todo o Brasil. Quando encontrado um doador compatível, o candidato é convocado a fazer novos exames para confirmação. E se o perfil coincidir com o do paciente, o voluntário decide se realmente quer doar. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 55 anos, pode ser candidata a doar medula óssea.
SERVIÇO:
Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea
14 a 21 de dezembro
DATA DO CADASTRO: 16 DE DEZEMBRO (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: 8H30 ÀS 12 HORAS E DE 14H ÀS 17 HORAS.
LOCAL: RECEPÇÃO DE DOADORES – BLOCO C – FUNDAÇÃO HEMOAM – AV. CONSTANTINO NERY – 4397 – CHAPADA.