Hora do Mamaço: Saúde apoia ato em favor da amamentação
Encerrando o Agosto Dourado, evento reuniu mães e gestores da saúde da mulher, criança, alimentação e nutrição
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, participou, na manhã deste sábado (26/08), da Hora do Mamaço, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Rede de Mães Amazonas, voltado para a sensibilização acerca da importância da amamentação. O evento aconteceu no Parque do Mindú e trouxe como tema, “Facilitando o Aleitamento Materno, Fazendo a Diferença para os pais que trabalham”.
O movimento também contou com o apoio de instituições não-governamentais como, o Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas na (UNICEF) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
Foi debatido durante o evento, o papel das empresas e também da gestão pública na garantia de diretos, além de incentivo às mulheres que retornam ao ambiente de trabalho, para que continue amamentando exclusivamente até os seis meses, assim como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com a Gerente de maternidades da SES, Suellen Barbosa, o Governo do Amazonas tem incentivado e apoiado a mulher trabalhadora, por meio da sala de amamentação nas maternidades, como a da Maternidade Azilda Marreiro, que neste mês completa um ano.
“A maternidade oferece neste ambiente, acolhimento a essa mulher para que ela consiga receber o bebê dela e amamentar alí mesmo ou fazer a extração de forma segura num ambiente confortável, no qual ela consiga armazenar seu leite da forma mais adequada para levar de volta ao seu filho ou para deixar de doação ao nosso banco de leite”, disse a coordenadora.
Suellen Barbosa ressalta que o movimento é fundamental porque a amamentação proporciona inúmeros benefícios tantos ao bebê quanto a mãe e a família, como a prevenção da depressão pós-parto, diminuição da incidência de câncer de ovário e mama, além da economia, uma vez que evita o gasto com alimentos alternativos e, sobretudo, fortalecer o vínculo entre a mãe e filho.
Hora do Mamaço
A “Hora do Mamaço” é um evento mundial, que surgiu em 2006 na França, no qual mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e trocam experiências com outras pessoas presentes.
Membro do Comitê de Aleitamento Materno e cofundadora da Rede de Mães Amazonas, Bruna Leal, falou sobre a importância da campanha.
“Para a Rede Mães Amazonas, o Mamaço é uma ação de extrema importância porque congrega a sociedade civil, instituições, setor público e privado, em um esforço conjunto para aprimorar a qualidade de vida das mulheres-mães e de suas crianças em todo o nosso Estado”. iniciou.
“Nossa atuação como mães e agentes de mobilização social visa primordialmente trazer para o centro do debate público as urgentes demandas e questões relacionadas à maternidade, estabelecendo um diálogo essencial para a evolução da nossa sociedade”, completou.
O evento foi aberto ao público, contou com diversas atividades, como, Roda de Conversa com Mães e Especialistas, Assinatura da Carta de Compromisso para ações de apoio ao aleitamento materno, Oficina de Maracatu, oficina de bolha de sabão, Tenda de Vacinação, Tenda da Liga da Saúde, Tenda de Saúde Mental, Vivência de Dance mãe-bebê, Tenda da Liga da Saúde, Tenda de saúde mental.
Marinete Almeida, mulher indígena do povo Tukano e mãe, falou que acompanhava o movimento do Agosto Dourado e o tema da Campanha.
“É muito importante para mim como mulher indígena, mãe de uma bebê de sete meses, saber a importância que é a amamentação para as nossas crianças, o quanto é fundamental para a saúde dela. Esse evento é necessário para que as empresas apoiem pais e mães, abrindo esse espaço a amamentação”, pontua Marinete.
OMS
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja feito de forma exclusiva até os 06 meses de vida e continuado até dois anos de idade ou mais. O leite da mãe é a melhor proteção que um neném pode receber, o protegendo de diversas doenças.
Locais para armazenamento
Em Manaus, bancos de armazenamento de leite materno recebem doação de leite durante todo o ano, na Maternidade Azilda Marreiro, Maternidade Ana Braga, Maternidade Nazira Daou, Maternidade Chapot Prevost e Maternidade Moura Tapajós.