Hospital Adriano Jorge completa 58 anos de existência

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) celebrou nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, 58 anos de existência. A unidade é um dos principais hospitais da capital, atuando como suporte para os Prontos Socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo. Iniciou como Sanatório Adriano Jorge, em 30 de junho de 1953, para atuar na Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), e se transformou em Hospital Geral na gestão formada pelos Governos Estadual e Federal, em 1979.

Desde 29 de agosto de 2003, já como Fundação, passou a ser um Complexo composto pelo Hospital, Ambulatório, Apoio Diagnóstico, Centro de Imagem e Centro de Fisioterapia. Sua capacidade instalada é de 262 leitos, distribuído em Clínica Cirúrgica, Médica, Ortopédica, Tisiologia e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A área construída é de 16.208,48 m2.

De janeiro de 2004 a junho de 2011, já foram realizadas 36.258 cirurgias e 54.796 internações. O total de consultas ambulatoriais nestes 8 anos chega a 585 mil. É referência em Ortopedia e Traumatologia, recebendo pacientes de todo o país, em especial da região norte. Está credenciada para execução de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade como artroplastias, artroscopias, reconstrução óssea, entre outros. Os atendimentos fisioterápicos realizados totalizam 922.222, segundo dados do serviço de arquivamento médico e estatístico. Os exames laboratoriais ultrapassaram os 1,3 milhões de pacientes nestes 8 anos. No mesmo período, foram realizados 286.886 exames radiológicos e de imagem.

Médicos e administradores competentes e renomados fizeram parte da Diretoria da Instituição no decorrer de sua jornada, são eles: Dr. Kronge Perdigão, Dr. Moura Tapajóz, Dr. Djalma Batista, Dr. José Di Tommaso Donádio, Dr. João Lúcio Machado, Dr. Oswaldo Said (foi diretor por 25 anos), Dr. Afrânio Soares, Dr.Mauro Lippi Filho, Dr. Juarez Klinger Souto, Dr. José Augusto Onety, Sr. Nilson Ferreira Falcão, Sr. Hélio e Dr. Chang Chia Po. Atualmente a Fundação Hospital Adriano Jorge tem como Diretor-Presidente o Dr. Raymison Monteiro de Souza.

Para Raymison, a história da FHAJ é de dedicação de todos os diretores que passaram e ainda continuarão trabalhando em prol da saúde. “Para o futuro, estamos trabalhando na modernização de nosso complexo hospitalar visando implementar os transplantes, além de planejar novos programas de pós-graduação e especialidades”, destacou o diretor presidente.

Quem foi Adriano Augusto de Araújo Jorge – Natural de Alagoas. Uma vez formado em medicina pela Faculdade da Bahia, mudou-se para o Amazonas, onde dedicou sua vida ao exercício da Medicina, do magistério e da imprensa, como jornalista. Foi vereador e figura marcante da sociedade amazonense e do meio intelectual. Atuou como presidente da Academia Amazonense de Letras. Era o “médico dos pobres”, profundamente caridoso. Seu consultório, na avenida Eduardo Ribeiro, tinha fila diariamente, poucos pagando a consulta. Nunca pode adquirir uma casa para sua residência, vivendo em prédio alugado. Foi casado com a professora Laura Tapajós de Alencar, com um único filho, Dr. Rui Adriano, que foi escritor e jornalista. Já envelhecido e pobre, os amigos e admiradores lhe compraram a casa onde vivia, no bairro Vila Municipal, cujo nome a prefeitura substituiu para o de Adrianópolis, como justa homenagem. Faleceu no dia dois de novembro de 1948.

Breve histórico

1950 – Iniciam as obras de construção do Sanatório Adriano Jorge, pela Firma Mário Novelle, na Cachoeirinha, bairro “muito longe” do Centro, para atender. O encarregado da Firma era Moacir Andrade.

30 de junho de 1953 – Através da Lei nº 1.872, de 27 de maio do mesmo ano, o Sanatório Adriano Jorge começa a funcionar como um Conselho Executivo, criado pela Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), com 432 leitos reservados para o tratamento da doença.

1979 – Sob gestão formada pelos Governos Federal e Estadual, houve a transformação do Hospital Sanatório para Hospital Geral Adriano Jorge.

1993 – O Governo do Amazonas passou a utilizar o Hospital através da Secretaria de Saúde (SESAU) e adequá-lo à consecução de suas finalidades e às exigências de operacionalização do SUS. Incluiu também atividades de Ensino.

29 de agosto de 2003 – Entregue a reforma do novo hospital e transformação em Fundação.

Rose Medeiros
Assessora de Comunicação / FHAJ