Hospital em Caapiranga será entregue neste sábado
Funcionando 24 horas, a unidade é um módulo assistencial que serve de referência para a população de Caapiranga e suas comunidades rurais, com pólo base em Manacapuru, além de atender os municípios vizinhos. O município tem 9,6 mil quilômetros quadrados onde residem 9,4 mil habitantes.
Funcionando 24 horas, a unidade vai prestar atendimento de urgência, emergência e internação, de acordo os princípios doutrinários e organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas de saúde adotadas pelo Estado. A partir deste sábado (dia 20), a população terá disponível na unidade serviços nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria e neonatologia, ginecologia e obstetrícia, além de serviços de enfermagem, assistência social e odontologia.
O hospital tem 748 metros quadrados de área construída e oferece 12 leitos para internação, sendo dois para clínica gineco-obstétrica, quatro leitos para clínica médica, dois para cirúrgica e quatro para clínica pediátrica. Para colocá-lo em pleno funcionamento, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,7 milhão em obras, equipamentos e contratação de recursos humanos.
Ao todo 69 servidores – sendo 13 de formação superior, 36 de nível médio e 20 elementar – serão responsáveis pelo funcionamento do Hospital Odilon Alves de Araújo. Além do padrão de leitos por especialidades, conforme o SUS, a unidade também contará com serviço de apoio a diagnóstico, com Laboratório de Análises Clínicas, serviço de Radiologia (raio X), Eletrocardiograma e Unidade Transfusional.
O município de Caapiranga limita-se com os municípios de Manacapuru, Anamã, Codajás e Novo Airão. A população tem 9.410 habitantes, sendo que 54% é masculina e 46% feminina. Sua produção primária mais expressiva é de farinha, açaí, banana e principalmente o Cará.
Odilon Alves de Araújo é farmacêutico e dedicou boa parte dos 74 anos de sua vida ao sacerdócio da medicina, atendendo e consultado o povo pobre e humilde, tanto na sede do município como na zona rural, assim como todas as camadas sociais.
A secretária estadual de saúde, Leny Passos, diz que o hospital é a sétima unidade de saúde entregue no interior do Estado este ano. “A política do governador Eduardo Braga é reestruturar a saúde no interior. É uma dívida social e pública que temos de resgatar”, disse Leny.
clique aqui para ver Dados do Hospital Odilon Alves de Araújo.