Hospital flutuante atende população do Careiro da Várzea
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em parceria com a Aeronáutica colocou em funcionamento a partir desta terça-feira (22) no porto do município Carreiro da Várzea um hospital flutuante que substituirá a Unidade Mista do município invadido pelas águas do Solimões. Na unidade flutuante, que funcionará inclusive durante os finais de semana serão realizados atendimento médicos ambulatoriais e de urgência.
Para montar o hospital flutuante a Susam transferiu para a balsa da Aeronáutica todos os equipamentos da Unidade Mista do Careiro da Várzea. “Na unidade flutuante está montada uma estrutura semelhante à do hospital, com laboratório, farmácia, sala de vacinação e unidade de urgência”, explica o secretário executivo das ações de saúde do interior, Evandro Melo.
O atendimento será realizado por uma equipe de três médicos, dois enfermeiros e técnicos de enfermagem dos quadros da Aeronáutica. Além do atendimento ambulatorial, no hospital flutuante também poderão ser realizadas pequenas cirurgias.
Os pacientes que precisarem de atendimento de alta complexidade serão removidos em ambulanchas para a capital. Os pacientes serão recebidos pela equipe permanente de suporte da Susam, com base no Porto da Ceasa e serão encaminhados para a unidade de referência de acordo com o seu quadro de saúde.
A Susam também irá garantir o atendimento para população da Vila do Zero, localizada no quilômetro Zero da BR 319. O atendimento médico ambulatorial será feito na Escola Municipal Balbina Mestrinho. “Como na unidade flutuante o atendimento será feito pelos médicos da Aeronáutica, os médicos da Susam serão remanejados e farão o atendimento na Vila do Zero”, informa Melo.
O secretário informa ainda que a unidade flutuante fará o atendimento no Careiro da Várzea pelos próximos 60 dias, até a descida das águas, esperada para o mês de julho. “Nossa previsão inicial é de dois meses, se for preciso mais que isso, iremos dar continuidade e garantir o atendimento para a população”.