Hospital Francisca Mendes se prepara para Serviço de Atenção Cardiovascular
A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Hospital Universitário Francisca Mendes cumpre nesta semana mais uma etapa do processo de implantação do Serviço de Atenção Cardiovascular a Criança e ao Adolescente, iniciada este ano com o Fundo Nacional de Saúde. O projeto ainda esta em fase de adequação de espaço e compra de equipamentos, e inclui a reforma da enfermaria e implantação de uma UTI Neonatal e Pediátrica e a realização de cirurgias para atender exclusivamente o pós-operatório das cirurgias cardíacas pediátricas neonatais. Estão previstos a construção de sete leitos, sendo quatro pediátricos e três neonatais e a enfermaria com dez leitos. O investimento do Fundo Nacional de Saúde é de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A previsão de entrega das novas instalações do Francisca Mendes é para início de 2010.
A etapa trouxe a Manaus profissionais de diversas áreas de atuação na cirurgia cardio- pediátrica, como o chefe da cirurgia cardíaca pediátrica do Instituto Nacional de Cardiologia, Andrey Jose Monteiro, o chefe de cardiologia pediátrica Luiz Carlos Simões, as enfermeiras de pós-operatório infantil Karla Valeria Pacheco da Silva e Debora Jane Angeli, o anestesista pediátrico, Rômulo Guimarães de Almeida, e ainda um intensivista neonatal e um profissional no protocolo de febre reumática.
De acordo com o diretor do Francisca Mendes, Pedro Elias além de todo o trabalho já realizado pelo hospital, que em janeiro comemorou a milésima cirurgia cardíaca, a direção está atuando em conjunto com o Instituto Nacional de Cardiologia referência nacional do Ministério da Saúde, para a área de cirurgia cardio-pediátrica.
“Esta visita faz parte também de um cronograma de experiências iniciadas com a visita da equipe do Hospital Francisca Mendes a sede do INC no Rio de Janeiro, ocorrida há dois meses e caracteriza a troca de experiências entre ambas as equipes. A preocupação do Governo do Amazonas por meio da SUSAM em implantar um sistema que se torne referência, esta pautada em atender a grande demanda de casos de cardiopatias congênitas”, justificou.
Segundo Elias no inicio das atividades, a equipe do INC vai presenciar as cirurgias cardíacas, auxiliando a equipe do Hospital Francisca Mendes, que esta habilitada a realizar tais procedimentos.
Assessoria de Comunicação da SUSAM