“Hospital João Lúcio completa 6 anos de atividades

A unidade, que é referência no atendimento de urgência e emergência na capital para resolução de traumas causados por acidentes, agressões ou ferimentos, já realizou mais de 18 mil cirurgias vasculares, neurológicas e ortopédicas e mais de 800 mil atendimentos desde sua inauguração, em 1998.

Para atender a demanda de, em média, 312 cirurgias mensais e os procedimentos de urgência e emergência da rotina, o Pronto Socorro possui 688 funcionários, entre auxiliares, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos e de hemoterapia, além de profissionais especializados nas áreas de clínica médica, cirurgia vascular, cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, nefrologia, anestesiologia, medicina e enfermagem intensivista (UTI).

A diretora da unidade, médica Nazaré Limongi, diz que as comemorações de aniversário estão voltadas principalmente para o aprimoramento da qualificação profissional, uma das principais bandeiras do João Lúcio. Um Programa de Educação Continuada, executado em parceria com as cooperativas e com instituições de importância nacional e internacional, permite, de acordo com a diretora, que os funcionários tenham acesso a técnicas e conceitos modernos, mantendo e implementando procedimentos de ponta em urgência e emergência.

Com uma média diária de atendimentos de 520 pacientes em dias considerados normais e até 700 internações por mês, o João Lúcio é a unidade de maior demanda no Estado. Além dos 147 leitos disponíveis na clínica médica, cirúrgica e UTI estão permanentemente ocupados, quando é necessário disponibiliza leitos provisórios para garantir a permanência dos pacientes que necessitam de acompanhamento posterior ao atendimento de urgência.

Para diminuir a sobrecarga do PD João Lúcio algumas porviddên cias estão sendo tomadas pela Susam algumas providências que já estão sendo tomadas. “Já diminuímos em mais de 50% a quantidade média de leitos provisórios, com a inauguração do Adriano Jorge que passou a funcionar como hospital de apoio e, além disso, está programada para 2005 a ampliação do João Lúcio, com a criação de mais 60 leitos”, detalha a secretária de estado da Saúde, Leny Passos. Ela também cita a inauguração do novo SPA Zona Sul, com 20 leitos para curta permanência, e o funcionamento de dois outros SPAs com 40 leitos no total, que serão inaugurados até novembro deste ano.

Para Leny, um dos motivos da altíssima demanda na unidade se deve à procura do pronto-socorro por problemas simples que poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde ou nos serviços de pronto-atendimento (unidades de pequenas urgências). Ela diz que muitas pessoas preferem ir ao pronto-socorro por ser um centro de referência e por não haver necessidade de marcar a consulta, em função da sua característica de atendimento de emergência. “Mesmo que demore, todos são atendidos, a partir de uma ordem de prioridade. Não mandamos ninguém de volta pra casa”, diz. Segundo ela, se a população seguisse o fluxo de atendimento no Sistema Único de Saúde, procurando as portas de entrada certas, a demanda diminuiria bastante. Para esclarecer sobre o funcionamento das unidades básicas, de urgência e de referência, e diminuir a procura pelo João Lúcio fora da emergência, a Secretaria está elaborando uma campanha, que deve ser lançada no início de 2005.

A secretária Leny passos cita como exemplo de atendimento que deveria ser feito nos postos de atenção básica do município e que acaba sendo realizado pelos Pronto Socorros as complicações decorrentes de doenças preveníveis como diabetes e hipertensão, para as quais a solução pode estar no aprimoramento dos programas de controle e prevenção. “A atribuição é da Atenção Básica e o Ministério da Saúde já está investindo para melhorar os serviços nessa área, com algumas medidas como o aumento do valor das consultas que o governo federal repassa aos municípios”, diz.

Outra questão de impacto no atendimento do João Lúcio, segundo a secretária, é o crescimento da população da zona Leste, muito superior à capacidade do hospital e da criação de novos serviços de saúde naquela área.