Hospital Regional de Coari será entregue neste sábado

O Hospital, que recebeu investimentos de R$ 3 milhões, vai prestar atendimento de urgência, emergência e internação. A partir deste sábado (dia 20), a população terá disponível na unidade serviços nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria e neonatologia, ginecologia e obstetrícia, além de serviços de enfermagem, assistência social, odontologia e psicologia.

A nova unidade vai permitir a realização de procedimentos e diagnósticos de média complexidade, servido de referência também para Codajás, Urucu e populações rurais próximas. Preparado para funcionar 24 horas, o hospital conta com 80 leitos e está equipado com laboratório de análises clínicas, serviço de endoscopia alta, raio-x, ultrassonografia, mamografia e banco de sangue.

Com quase 4 mil metros quadrados de área construída, a unidade conta com 80 leitos para internação, sendo 20 para clínica gineco-obstétrica, 22 para clínica médica, 10 para cirúrgica, 20 para clínica pediátrica, três para isolamento e cinco para cuidados intensivos.
Ao todo 354 servidores – sendo 80 de formação superior, 89 de nível médio e 185 elementar – serão responsáveis pelo funcionamento do Hospital.

O município de Coari tem, segundo o IBGE, 70,4 mil habitantes e faz limite com os municípios de Anori, Tapauá, Tefé e Maraã e Codajás. É o maior produtor de banana no Estado. Também produz açaí, além de exportar outros produtos agrícolas como abacaxi, guaraná, cupuaçu, melancia, pupunha e castanha. O extrativismo mineral contempla, basicamente, a exploração de petróleo, com a província petrolífera de Urucu.

MÉDICO – Odair Carlos Geraldo, que dá nome ao novo Hospital, nasceu em São Paulo. Foi contratado pela Secretaria de Estado da Saúde como médico cirurgião para exercer suas atividades em Coari, no ano de 1986. Exerceu a função de diretor geral na Unidade Mista e Secretário Municipal de Saúde. Em Manaus, também foi diretor geral do Pronto Socorro 28 de Agosto. Eleito prefeito de Coari em 1992, administrou a prefeitura até 1995, quando faleceu.

Além de Coari, a Susam já inaugurou desde o ano passado três grandes hospitais no interior – Itacoatiara (100 leitos), Parintins e Eirunepé (80 leitos). As outras cinco unidades entregues têm entre 12 e 20 leitos. Estão em fase de construção ou reconstrução outros 19 hospitais, 11 deles considerados prioritários para 2004.

DADOS DO HOSPITAL REGIONAL DR. ODAIR CARLOS GERALDO

Principais Ambientes/Leitos por especialidades