HUFM promove simpósio para discutir infecção hospitalar
O Governo do Amazonas, por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) irá realizar o 1º Simpósio de Prevenção, Controle e Tratamento de Infecção em Sítio Cirúrgico do Amazonas, nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, das 8h às 19h.
O evento acontecerá no Caesar Business Manaus (avenida Darcy Vargas, nº 654, Chapada, zona Centro-Sul) e é voltado para profissionais da área de saúde, como médicos-cirurgiões e enfermeiros, e também para estudantes.
O responsável pela elaboração do manual “Cirurgias Salvam Vidas” da Organização Mundial de Saúde (OMS), o membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Edmundo Ferraz, virá a Manaus pela primeira vez para participar do simpósio.
A adoção das recomendações do manual “Cirurgias Salvam Vidas” na rotina das cirurgias cardíacas do HUFM tem resultado em uma taxa de infecções do sítio cirúrgico (ISC) em 4,8%, abaixo da média registrada pela OMS, que é de 5%, e bem abaixo da média nacional, de 15,5%.
As infecções são adquiridas pelos pacientes durante o processo operatório e ocupam a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde no Brasil, ficando atrás apenas da infecção urinária e pneumonia, segundo dados do Ministério da Saúde.