Icam realiza palestra sobre o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

O sucesso de um controle de infecção hospitalar efetivo tem como consequência a qualidade na assistência à saúde

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

O Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou na tarde desta de sexta-feira (11), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS), o curso de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

As IRAS são um dos eventos adversos mais frequentes associados à assistência à saúde e um grave problema de saúde pública, pois aumentam a morbidade, a mortalidade e os custos relacionados, além de afetar de forma negativa a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde.

O curso foi idealizado de forma conjunta por meio da equipe do NEPSHUS e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-ICAM), com foco nos colaboradores da rede SES-AM, o curso foi ministrado pela enfermeira e consultora de CCIH Vanessa Lima.

“O sucesso de um controle de infecção hospitalar efetivo tem como consequência a qualidade na assistência à saúde e traz mais agilidade e efetividade aos processos, melhorando a excelência dos serviços, satisfazendo os pacientes e aumentando o desempenho das organizações”, disse a palestrante.

A enfermeira e coordenadora da NEPSHUS Eliza Tavares, explicou o objetivo do curso.

“O objetivo do curso é apresentar a equipe boas práticas e a importância das medidas de prevenção e higiene intensivas, que previne e reduz infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e vias de transmissão de microrganismos resistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, explicou a profissional.