Instituto da Criança será reformado e ampliado

O Instituo da Criança do Amazonas (Icam), unidade da rede estadual de saúde referência em pediatria clínica e cirúrgica de alta complexidade, será reformado e ampliado para atender às novas necessidades de assistência aos pacientes. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, e repassado aos funcionários da unidade durante as comemorações dos 10 anos de funcionamento do Instituto, na manhã desta segunda-feira (18). A unidade, que funciona no bairro da Cachoeirinha, realiza mais de 800 consultas e quase 200 cirurgias por mês.

De acordo com Agnaldo Costa, a reforma do Icam faz parte do programa de reestruturação da rede de unidades de saúde e é considerada prioritária. “Este hospital tem importância fundamental na assistência a crianças da capital e do interior do Amazonas e de outros estados do Norte que encaminham seus pacientes para procedimentos só realizados aqui”. Segundo ele, o projeto de reforma e ampliação está pronto e as obras começarão após a conclusão do processo licitatório. O valor dos investimentos ainda está sendo calculado pelo Departamento de Engenharia da Susam, com base nas especificações do projeto.

O principal ganho do hospital será na UTI. Atualmente a Unidade funciona com cinco leitos e passará a ter 20, o que permitirá a ampliação do número de cirurgias das atuais 200 para 400 por mês. Toda a aárea administrativa será transferida para um novo prédio que será construído como anexo do prédio principal, dando lugar a novas enfermarias que permitirão a redistribuição dos 120 leitos atuais. Mais uma sala de cirurgia também será ativada, ampliando o Centro Cirúrgico em 50%.

A diretora do Icam, médica pediatra Corina Batista, explica que o Instituto é um centro de excelência em pediatria clínica e cirúrgica e dentre os principais procedimentos de alta complexidade oferecidos pelo hospital estão cirurgias cardíacas, neonatais e videolaparoscópicas.

No Icam são realizadas cirurgias complexas em crianças, recém-nascidos e prematuros. Grande parte das cirurgias, segundo Corina, estão relacionadas a malformação, como a gastroquize (intestinos do lado de fora), onfalocele (bexiga exposta), hérnia diafragmática e ausência de ânus. “São casos graves e muitas vezes a cirurgia é de urgência”, explica. De acordo com Corina Batista, o Icam tem alta taxa de sucesso nos procedimentos realizados e se prepara para o desafio de se tornar referência em cirurgia cardíaca pediátrica. “Nosso maior diferencial é a equipe comprometida e competente”, comemora. Trabalham no hosptial cerca de 400 funcionários, além de médicos residentes recebidos para especialização, por meio de parceria com as universidades.

Nos 10 anos de funcionamento, o Icam já realizou mais de 20 mil cirurgias. A média mensal de internações é de 350 crianças, inclusive indígenas, para as quais o Instituto oferece tratamento especial, como o uso de cuias e alimentação diferenciada. “Um dos nossos valores é o respeito à diversidade cultural”, diz Corina

Rede estadual de saúde será reformulada

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está reestruturando a rede de unidades de média e alta complexidade, com a reforma, ampliação e construção de cerca de 30 unidades instaladas na capital. Além do Icam, o projeto de reestruturação inclui os três pronto-socorros para adultos, dois pronto-socorros infantis, os 15 Centros de Atenção Integral à Criança e ao Idoso (Caics e Caimis), uma farmácia popular, SPAs, policlínicas e a maternidade Balbina Mestrinho.

O secretário Agnaldo Costa informa que algumas unidades serão modernizadas e outras serão criadas. Segundo ele, dez obras já estão em andamento, 15 estão em processo de licitação e cinco estão em fase de projeto.

Entre as dez unidades que já se encontram em reforma está o Pronto-Socorro João Lúcio, que receberá mais 65 leitos, ambientes modernizados e nova UTI com o dobro da capacidade atual. Na maternidade Balbina Mestrinho as obras também já foram iniciadas. A unidade ganhará um prédio de quatro andares e novos equipamentos que permitirão a renovação de 70% da aparelhagem utilizada em todos os serviços prestados na área de atendimento materno e infantil.

De acordo com Agnaldo Costa, estudos técnicos, alguns dos quais realizados em parceria com o Ministério da Saúde, apontaram as prioridades de intervenção. “Analisamos as necessidades de cada unidade em relação à estrutura física e operacional e também a capacidade da rede para o atendimento geral da demanda”. O secretário destaca que o aumento populacional e os avanços técnicos exigem melhorias permanentes no sistema de saúde.

Ainda encontram-se em obras todos os Caimis, o hospital Chapot Prevost, que ganhará um serviço de pronto-atendimento, e a Policlínica Centro (PAM), que será a segunda maior unidade de especialidades médicas do Estado.

Três unidades devem ser inauguradas dentro dos próximos 30 dias – o Centro de Reabilitação do Aleixo, que dará assistência principalmente às vítimas da hanseníase e convivem com seqüelas; o SPA e policlínica Danilo Corrêa, que atenderá urgências de média complexidade e fará exames e consultas em especialidades médicas; e a Farmácia Popular da Compensa, quarta unidade do tipo instalada em Manaus.

As outras unidades que serão reformadas e ampliadas são o pronto-socorro 28 de Agosto, que será transformado em um complexo hospitalar de 528 leitos, com Centro de Tratamento de Queimados e maternidade; o pronto-socorro Platão Araújo, que ganhará novos leitos e uma UTI, os pronto-socorros infantis da zona Oeste e Leste (Joãozinho), a policlínica Codajás, o SPA Coroado e os 12 Caics que integram a rede de atenção à criança. Além desses, deve ser construído um novo SPA para atender a comunidade da zona Norte.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327