Intensivistas recebem treinamento para transplantes
Os profissionais de saúde que atuam como intensivistas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais do Estado que disponibilizam atendimento de urgência e emergência participarão, nesta sexta-feira e sábado (6 e 7 de julho), de um ciclo de cursos e palestras com foco em transplante e doação de órgãos. O treinamento será realizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Sociedade Amazonense de Terapia Intensiva (SATI) em parceria com o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), via Central Estadual de Transplantes.
A capacitação ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-AM), localizado na avenida Senador Raimundo Parente, bairro de Flores, zona centro-sul de Manaus. A abertura será nesta sexta-feira, às 20h, e no sábado o treinamento acontece das 8h às 18h.
De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, Leny Passos, ampliar o treinamento para o melhor diagnóstico do paciente com morte encefálica, considerado potencial doador, pode ajudar na redução da fila de espera das pessoas que aguardam por um órgão.
“Os profissionais intensivistas são responsáveis por notificar a Central de Transplante quando é confirmada a morte cerebral de uma pessoa. Desta forma, estamos ampliando a capacitação desses médicos e enfermeiros que estarão ainda mais bem preparados para alertar no caso de possíveis doadores. Isso vai resultar no aumento no número de doações”, frisa Leny Passos. A previsão é que profissionais que trabalham em unidades como o Hospital Adriano Jorge, Prontos-Socorros 28 de Agosto e João Lúcio, todos da Rede Estadual de Saúde, participem do treinamento.
Na abertura do evento, hoje às 20h, o especialista Joel de Andrade, de Santa Catarina, irá tratar sobre o tema “A doação de órgãos começa na UTI”, como parte da campanha “Orgulho de ser intensivista”, promovida anualmente pela Associação. A proposta é apresentar um levantamento geral do panorama da doação e transplante de órgãos em todo o Brasil, além de abordar as questões éticas e legais da doação. “Também iremos discutir a parte clínica do assunto, como por exemplo, formas de conduzir o potencial doador”, explica a presidente da SATI, Liane Cavalcante. A palestra é gratuita e aberta ao público, incluindo acadêmicos e profissionais da saúde.
No sábado, o curso será direcionado somente aos médicos, enfermeiros e outros profissionais intensivistas que discutirão todo o processo de diagnóstico do paciente, manutenção do potencial doador, abordagem familiar e captação do órgão. Três instrutores serão responsáveis pelo treinamento que acontecerá das 8h às 18h, também na sede do CRM, em Manaus. Dados da Sociedade Amazonense de Terapia Intensiva apontam que existem, atualmente, cerca de 198 médicos intensivistas associados no Amazonas.
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
twitter.com/governoamazonas
youtube.com/governodoamazonas