Interior começa a receber vacinas contra gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já começou a enviar para os municípios do interior do Amazonas as vacinas que serão utilizadas durante a campanha anual de vacinação de idosos contra o vírus influenza (causador da gripe).

Até o dia 15 de abril, segundo a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a distribuição estará concluída, garantindo aos 62 municípios as doses necessárias para o atendimento da população com 60 anos ou mais.

A campanha deste ano será realizada entre os dias 24 de abril e 5 de maio – tendo o dia 28 como o “dia D”, ponto máximo da ação.

A meta do Ministério da Saúde é atingir, em cada estado, o percentual mínimo de 70% da população com idade a partir de 60 anos, o que corresponde, no caso do Amazonas, a 115.237 pessoas. Na capital, a meta é imunizar 80.980 idosos.

As vacinas estarão disponíveis em unidades de saúde estaduais e municipais, das 8h às 17h, e também em locais estratégicos a serem definidos por cada município. A campanha será coordenada pela Susam e executada pelas secretarias municipais.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), enfermeira Izabel Nascimento, o Estado vai trabalhar com o objetivo de não apenas atingir a meta definida pelo Governo Federal, mas ultrapassar esse índice, repetindo as estatísticas dos anos anteriores.

A população total com idade igual ou superior a 60 anos é formada por 164.624 pessoas, de acordo com o IBGE. “Queremos chegar o mais próximo dos 100% e para isso contamos com o empenho dos técnicos envolvidos e, principalmente, da população”, diz a coordenadora.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostram que o Amazonas vem aumentando o número de idosos imunizados a cada ano, desde o início das campanhas contra a gripe, em 1999. Em 2005, por exemplo, o estado atingiu a marca de 133 mil doses aplicadas (84,6%), quando a meta, para aquele ano, era de 157 mil pessoas. Já no ano passado, foram mais de 150 mil doses, correspondendo a 93,6% da meta.

O Amazonas foi um dos primeiros estados a receber do Ministério da Saúde as doses para a campanha deste ano. No total, foram enviadas cerca de 300 mil doses.

Durante a campanha, além das vacinas contra o vírus influenza, também serão oferecidas doses contra difteria e tétano aos idosos que tiverem sido imunizados pela última vez há 10 anos, prazo de validade das duas vacinas.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM