Interior conta com hospitais padrão
O Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está ampliando a capacidade de atendimento na área de saúde no interior do estado. Hospitais padrão e a realização de exames como eletrocardiograma e ultrasonografia já fazem parte da realidade dos moradores de dezoito municípios do interior. Pelo programa de reorganização da Saúde, no interior do Estado foram investidos em construção e equipamentos das unidades de saúde, desde o início de 2003, mais de R$ 73 milhões.
Os novos hospitais funcionam 24 horas nas áreas de urgência e emergência e são credenciados para prestar o serviço assistencial na básica e média complexidade. Todas as unidades foram construídas dentro de um padrão que atende as normas do Sistema Único de Saúde (SUS) de distribuição dos leitos de acordo com as especialidades oferecidas. Cada unidade tem leitos disponíveis para internação de pacientes e para atendimento nas clínicas médicas, cirúrgicas e pediátricas.
A padronização também garante aos usuários a prestação de serviços de apoio diagnóstico, com laboratórios de análises clínicas, diagnóstico por imagem (raio X e ultra-sonografia). “Esses serviços não eram oferecidos nos municípios do interior antes de 2003”, destaca a secretaria adjunta de saúde do interior, Heliana Nunes Feijó.
Cada hospital também dispõe de uma agência transfusional, que garante atendimento imediato a pacientes que necessitem de transfusão sangüínea. A unidade, que recebe doações dos moradores do próprio município, trata e estoca o sangue para ser utilizado mediante solicitação do hospital. “Disponibilizar esse tipo de serviço no próprio município dinamiza o trabalho dos profissionais da saúde, além de garantir mais segurança e rapidez na reposição do sangue necessário”, diz Heliana.
Uma outra inovação é a disponibilização de um aparelho para a realização do exame de eletrocardiograma, que possibilita ao especialista detectar e identificar a presença de doenças cardiológicas. “Os serviços garantem maior comodidade aos pacientes, uma vez que não precisam mais se deslocar até a capital”, observa a secretária.
Os moradores do interior também já têm acesso aos serviços de assistência odontológica. Todas as unidades inauguradas pelo Governo do Estado possuem consultórios odontológicos e cirurgiões dentistas, capacitados para atender solicitações básicas na área odontológica, como restaurações e extrações de dentes. Eles também realizam o trabalho de prevenção às doenças odontológicas, com aplicação de flúor e orientação quanto à correta limpeza dos dentes.
O quadro geral de funcionários de cada hospital é composto por profissionais dos níveis superior (médicos especialistas e generalistas e odontólogos) médio (para os setores administrativos e técnicos em enfermagem) e também do nível elementar, que atuam nas áreas de transporte e serviços gerais.
Atenção à saúde materna e infantil
Os serviços de ginecologia e obstetrícia também estão garantidos nos novos hospitais do interior do Estado. De acordo com a secretária Heliana Feijó, os hospitais contam com modernos aparelhos de ultra-sonografia e profissionais capacitados para realização dos exames, tanto em procedimentos do pré-natal quanto de todas as demandas solicitadas pela população local. As unidades têm, ainda, amplas e confortáveis salas de parto e de assistência aos recém nascidos e moderna aparelhagem, incluindo incubadoras elétricas e berços aquecidos, utilizados no tratamento que necessitem de cuidados especiais, como os prematuros.
No total dezoito municípios do interior já dispõe de um hospital padrão: Itacoatiara, Parintins, Fonte Boa, Eirunepé, São Sebastião do Uatumã, Iranduba, Caapiranga, Uarini, Coari, Apuí, Canutama, Tefé, Lábrea, Ipixuna, Nova Olinda do Norte e Boca do Acre e Careiro e Santo Antonio do Içá. Essas unidades atendem a população urbana e rural de seus municípios e alguns são unidades de referência para outros municípios próximos.
O Hospital Monsenhor Adalberto Marzi, localizado em Santo Antônio do Içá, foi a última unidade do interior inaugurada este ano. O hospital foi entregue a população no dia 14 de dezembro pelo governador Eduardo Braga e pelo secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim. “Esse hospital vai atender a uma população de mais de 29 mil pessoas somente na sede do município, além das comunidades vizinhas”, disse Alecrim.