Interior recebe vacinas contra a pólio

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já começou a distribuir para o interior do Estado as vacinas que serão utilizadas durante a campanha nacional de imunização contra a paralisia infantil. Até o momento 29 dos 62 municípios foram abastecidos. Os demais devem receber os lotes até o final da próxima semana. O Estado recebeu do Ministério da Saúde 650 mil doses de vacina para garantir a realização da primeira etapa da campanha, que será realizada no dia 14 de junho.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações, Izabel Nascimento, explica que as secretarias municipais de saúde estão em fase final de elaboração das estratégias de mobilização da população e que, alguns municípios, já começaram a vacinar as crianças menores de cinco anos, alvo da campanha. “A antecipação se deve às dificuldades de acesso e a necessidade de se atingir as metas”.

Em todo o Estado devem ser vacinadas 365,6 mil crianças de 0 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária. Na capital, a meta é atingir 188 mil meninos e meninas. “Estamos orientando as secretarias a utilizar todos os meios de comunicação e mobilização e atuar em parceria com escolas, igrejas, supermercados e feiras, entre outros”.

Além das unidades de saúde, serão montados postos alternativos e equipes volantes para garantir o alcance de todas as crianças que moram nas sedes municipais e nas zonas rurais. No total, devem estar abertos, no dia da vacinação, mais de três mil postos.

Neste ano, 28º de realização das campanhas em nível nacional, o slogan da campanha será “Paralisia Infantil: tem que vacinar, não pode bobear”.

A segunda etapa da vacinação vai ocorrer no dia 9 de agosto. Izabel Nascimento ressalta que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas nas duas etapas, mesmo que estejam com o calendário de vacinação completo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomelite foi registrado no Brasil em 1989. Em 1994, o país obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. “Mas a presença do vírus em alguns países representa risco para os demais e por isso a necessidade de vacinação massa”, esclarece Izabel.

Quatro países, segundo ela, ainda são endêmicos para a doença: Índia, Afeganistão, Nigéria e Paquistão. De janeiro a abril deste ano foram registrados 354 casos de poliomelite no mundo.

Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) – 3643-6327