Interior vai contar com mais 13 hospitais

Para o interior do Estado, o plano de investimentos do Governo do Estado para 2006 vai contemplar a conclusão de hospitais de nove municípios – Humaitá, Manicoré, Borba, Maués, Japurá, Careiro da Várzea, Codajás, Envira e Silves. Além destes, serão construídos as unidades hospitalares de Jutaí, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Matupi (Manicoré) e Marco Zero (Careiro da Várzea).

Também será implantada pela Susam uma rede de ambulanchas (lanchas com suporte de ambulância) para o transporte de pacientes das comunidades rurais para as sedes municipais. No total, serão 26 unidades disponíveis durante 24 horas. “É a melhor alternativa para os que moram em áreas de difícil acesso”, garante o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim. Ele explica que este tipo de transporte já é utilizado por alguns municípios, mas que a proposta do governo é ter o serviço integrado às ações de rotina dos hospitais.

O governo vai comprar, ainda, motores tipo rabeta para facilitar a locomoção dos agentes comunitários de saúde, que realizam o trabalho de prevenção e acompanhamentos dos doentes de casa em casa, incluindo as das comunidades rurais.

Até o momento, a atual administração inaugurou 17 hospitais no interior do Amazonas. “Todas essas obras estavam inacabadas e foram concluídas, equipadas e estruturadas com materiais e recursos humanos”, destaca Alecrim.