Ipixuna recebe mutirão de cirurgias

Uma equipe médica da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) estará neste final de semana no município de Ipixuna, a 1.367 quilômetros de Manaus, em linha reta, realizando um mutirão de cirurgias de baixa e média complexidades. Na programação a ser cumprida pela equipe está prevista realização de 51 cirurgias gerais, além da realização de exames de endoscopia digestiva alta. Ipixuna é o quarto município do interior do estado a receber a equipe médica que deverá percorrer 14 municípios pólos com a realização dos mutirões.

A equipe, formada por dois cirurgiões, um anestesista, um instrumentador cirúrgico e uma enfermeira, deverá trabalhar durante três dias, realizando cirurgias gerais, dentre as quais merecem destaque as herniorrafias, retiradas de hérnias, colecistectomia, para retirada de pedras na vesícula, miomectomia, retirada de miomas em mulheres, histerectomia, retirada do útero e amídalectomia, retirada das amídalas. “As cirurgias são definidas de acordo com a demanda verificada no município. E essas são as maiores demandas nessa região”, informa a secretaria adjunta do interior, Heliana Feijó.

Além das cirurgias que já estão previstas a equipe também está preparada para atender casos de emergência que possam aparecer durante o mutirão. “Se for preciso realizar alguma cirurgia de emergência, fora daquilo que está previsto a equipe está preparada e o paciente será atendido”, afirma a secretaria.

Junto com a equipe de cirurgia, a Susam também estará enviando um gastroenterologista, especialista em doenças do aparelho digestivo, que deverá realizar exames de endoscopia digestiva alta. Está prevista a realização de 70 endoscopias. O exame é importante porque permite a detecção precoce de doenças como a gastrite, câncer de estomago e inflamações nos órgãos que compõe o aparelho digestivo.

Para casos mais complexos e de difícil detecção, o especialista deverá realizar a biopsia intestinal, retirando um pedaço minúsculo da pele que recobre o estômago e trazendo para analise em laboratório especializado em Manaus. “Quando saírem os resultados, eles serão encaminhados ao paciente junto com a prescrição médica para o tratamento”, explica Heliana.

O mutirão vai atender tanto a população da sede do município quanto das comunidades rurais. Também serão atendidos pacientes encaminhados de municípios localizados no entorno de Ipixuna.