Jornada Pan-Americana de Multivacinação

A Semana é realizada em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), com o objetivo de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e as desigualdades em vacinação. A estratégia de cooperação entre os países busca atingir principalmente as áreas e grupos de risco, populações excluídas urbana e rural, comunidades indígenas e áreas turísticas de alta circulação.

Este ano, a programação é direcionada à imunização contra o sarampo e inclui estratégia de vacinação contra a febre amarela, poliomielite (paralisia infantil), hepatite B, tétano e difteria, entre outras doenças.

Nas atividades com vacinação estão a imunização seletiva de crianças de 1 a 4 anos com a vacina Tríplice Viral e atualização das menores de um ano de acordo com o calendário básico. Os menores de 20 anos e os grupos de risco estão sendo imunizados contra a Hepatite B. As mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) e a população com mais de 60 anos recebem imunização contra Difteria e Tétano. Os idosos também recebem a vacinação contra a Influenza.

A secretária estadual de saúde, Leny Passos, disse que a participação do Amazonas na Jornada Pan-Americana de Multivacinação está concentrada nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. “Para alcançar a meta de vacinação agentes de saúde da Susam pertencentes ao Programa Nacional de Imunização, e dos municípios estão realizando buscas ativas, monitoramento e supervisão de casos suspeitos”, disse Leny.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, explica que a intensificação da multivacinação acontece nos municípios de Tabatinga, Letícia e Santa Rosa. “Ao todo montamos 10 postos fixos e três postos de vacinação volantes”, disse Izabel.