Jovens são os mais atingidos pelo HIV/Aids

No período de 2007 a 2010 o Amazonas registrou 2.186 casos de HIV/Aids, dos quais 92% em Manaus e o restante em outros 17 municípios do interior. Os números fazem parte do balanço apresentado nesta segunda-feira (22) pelo secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, durante abertura o Seminário Municipal de DST/Aids. O evento faz parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º
de dezembro), coordenadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Manaus.

De acordo com Alecrim, as notificações de HIV/Aids no estado se mantiveram estáveis nos últimos quatro anos, mas a recomendação aos municípios é que ações de prevenção sejam amplas e voltadas para todos os grupos populacionais potencialmente expostos ao vírus. “Estamos trabalhando agora para ter uma curva descendente dos registros de HIV”, afirma.

Levantamento da Coordenação Estadual de DST/Aids mostra que a faixa etária mais atingida pelo HIV continua a ser a de jovens adultos. Pessoas que têm entre 20 e 34 anos respondem por 54% do total de casos registrados desde 2007. Já os que têm entre 35 e 49 anos concentram 33% do total de registros, respondendo pelo segundo grupo etário mais atingido.

Adolescentes e idosos também fazem parte das estatísticas de HIV/Aids no Estado. Setenta e seis casos foram registrados entre jovens de 15 a 19 anos desde 2007, e 21 entre os maiores de 65 anos, sendo três deles em pessoas que tinha acima de 80 anos.

Entre homens e mulheres, o Amazonas segue a tendência nacional, caminhando para a equiparação dos casos. “No início da epidemia no Brasil tínhamos uma mulher para 40 homens infectados. Hoje, as mulheres já respondem por 46% do total  de registros”, diz Alecrim. No Amazonas, segundo ele,  as mulheres representam 31% do universo de pessoas infectadas pelo HIV.

“A análise periódica dos dados serve de base para a definição das estratégias de prevenção e assistência”, afirma o secretário. Além de disponibilizar o exame, inclusive o teste rápido, nos Centros de Testagem e Aconselhamento, instalados em unidades de saúde do Estado e dos municípios, campanhas permanentes alertam para as medidas de prevenção. “A via de contaminação predominante é a sexual e a recomendação continua a ser para o uso da camisinha em todas as relações sexuais”.

Para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Amazonas está utilizando o tema “A Aids pode acontecer com você”. Al[em de visitas äs empresas do Pólo Industrial de Manaus e às universidades, as secretarias de Saúde do Estado e do município farão panfletagem em pontos de intensa circulação de pessoas e pedestres, blitz no trânsito, teste rápido (com resultado em meia hora) na boate A2, em Manaus. Um stand será montado no local para atneder as pessoas interessadas em fazer o exame gratuitamente.

“Queremos atingir vários grupos populacionais, com estratégias específicas”, explica o coordenador estadual de DST/Aids, Noaldo Lucena. “Durante toda essa semana estaremos em diversos locais levando informação a pessoas com os mais diferentes perfis. A prevenção é para todos”, destaca.

Programação Dia Mundial de Luta contra a Aids

22 a 26/11 – Visita äs universidades de Manaus
26/11 – Panfeltagem em frente à Receita Federal , no centro
27/11 – Oferta de teste rápido na Boate A2 (rua Saldanha Marinho)  e na Praça do Dom Pedro, das 2340 às 04 horas
28/11 – Missa no Studio 5, das 8h às 9 horas
29/11 – Culto Ecumênico na Fundação de Medicina Tropical, às 9 horas
01/12 – Blitz no trânsito, äs 17 horas, nas zonas Norte (cruzamento Manoa/Cidade Nova), Sul (Avenida 7 de setembro com Eduardo Ribeiro), Oeste (Constantino Nery com Pedro Teixeira) e Leste (Shopping Grande Circular e Terminal 4).

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310