Laboratório Central do Estado recebe certificação Excelente

O Laboratório Central (Lacen), do Governo do Amazonas, recebeu da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o certificado de desempenho Excelente, relativo à avaliação anual de 2012. A certificação, emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da SBAC, avaliou 13 especialidades do laboratório, incluindo procedimentos de Bioquímica Básica, Hematologia Avançada, Imunologia Avançada, Microbiologia Básica Automatizada e Parasitologia Básica. “É o quarto ano consecutivo que o Lacen recebe o grau máximo de avaliação no PNCQ”, frisou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Com quase 40 anos de existência, o Lacen integra a estrutura da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e oferece inúmeros serviços especializados. Entre eles destacam-se a sorologia de diagnósticos – Hepatites A, B, C e D, HIV, Hantavirose, Doenças de Chagas, Leishimaniose Visceral, Arboviroses (como Dengue e Febre Amarela); a confirmação de diagnóstico da Turbeculose, com isolamento de cepas; e a realização de teste resistência aos medicamentos.

Segundo a diretora do Lacen, Tirza Mattos, o laboratório realiza o monitoramento contínuo da circulação dos vírus que determinam as infecções respiratórias agudas e hospitalares, é responsável pela realização de exames relacionados à contaminação de produtos para consumo humano e da água.

“O Lacen também tem o papel primordial de acompanhar o controle de qualidade dos exames realizados por outras unidades da rede pública, contribuindo com a capacitação técnica de recursos humanos, nessas unidades, sempre que for necessário. Com a certificação, o Lacen garante a qualidade no serviço, além de se igualar a outros laboratórios de referência nacional”, avalia Tirza.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, diz que o Lacen foi inscrito no PNCQ, em 2008. “Desde lá tem colhido bons frutos, procurando qualificar cada vez mais seus procedimentos para garantir a excelência na prestação de serviço à sociedade amazonense. O resultado positivo é oriundo do trabalho em equipe dos profissionais que dedicam seus esforços diariamente para a promoção da qualidade da saúde”, salientou.

Ainda nesse primeiro trimestre do ano, o Lacen recebe a certificação do Ministério da Saúde (MS) para o monitoramento da rede analítica de resistência aos medicamentos. Com a certificação, a unidade do Governo do Amazonas passa a ser referência na região Norte.

Localizado na rua Emílio Moreira, nº. 528, bairro Praça 14 de Janeiro, o Lacen funciona de 8h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

SOBRE PNCQ – O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) é uma empresa técnico-científica, provedora de ensaios de proficiência para Laboratórios Clínicos e Bancos de Sangue, que auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade destas instituições, colocando a sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do Laboratório Clínico.