Lacen terá controle de qualidade

Um dos primeiros passos é o curso para implantação do sistema de qualidade específico para laboratórios clínicos e de vigilância em saúde, baseado nas normas NBR/ISO/IEC 17025.

Promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o curso visa treinar e disseminar as normas de qualidade e controle de documentos, capacitando os profissionais do Lacen e de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQA/Fiocruz), a realizar as melhores práticas em laboratórios clínicos.

A secretária estadual da Saúde, Leny Passos, disse na abertura do curso, que a expectativa da Susam é de que o Laboratório seja certificado dentro dos próximos dois anos. “O Lacen irá coordenar a rede de laboratórios públicos e privados, hoje 164 estabelecimentos, que realizam análises de interesse em saúde pública do Estado, além do controle de qualidade analítica da rede”. O Laboratório Central também será o responsável pela habilitação, com base na legislação específica, dos que serão integrados à rede do Amazonas. Dentre as responsabilidades do Lacen estão os procedimentos de maior complexidade para complementação de diagnóstico e a promoção da capacitação de recursos humanos da rede laboratorial.

O Lacen é o terceiro maior laboratório do SISLAB, a rede nacional de laboratórios. A rede está organizada em sub-redes, por agravos ou programas, e hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas a vigilância epidemiológica, ambiental, vigilância em saúde, sanitária e assistência médica. Daí, segundo, o instrutor da Anvisa e coordenador geral do curso, Galdino Guttman Bicho, a importância do aprimoramento constante e da competência técnica qualificada dos laboratórios. “O Amazonas precisa ter a qualidade técnica voltada para suas características regionais. O Lacen é uma inteligência estratégica para a criação e financiamento de novos produtos regionais. Tanto que estaremos programando para junho e setembro, respectivamente, a segunda e terceira etapas deste curso de sistema de qualidade”, disse Galdino.

Leny complementou que o Amazonas possui problemas que o afeta diretamente, como as doenças endêmicas, dificuldades de acesso, capacitação de profissionais. “O projeto de implantação do sistema da qualidade da rede estadual de laboratórios está dividido em etapas. A primeira inicia esta semana, com o início do curso de sistema de qualidade. A fase seguinte é estender esta normatização a todos os laboratórios da rede pública e particular que poderão integrar a rede estadual”, disse Leny, prevendo que o trabalho precisa da colaboração e motivação de todos os funcionários e servidores, já que o Governo do Amazonas estará com 44 novas unidades de saúde até o fim de 2006. O sistema de qualidade também será implantado nas unidades do interior do Estado, por ensino à distância. “Nos municípios objetivamos o mesmo resultado e grau de confiabilidade da capital. É um desafio a ser vencido por etapas”, ressaltou Leny.