Leite será estudado em parceria com o Inpa

Com o objetivo de verificar se os níveis de Vitamina A do leite materno coletado no Amazonas estão adequados, o Banco de Leite Humano do Amazonas (BLH-AM) e o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) dão início nesta quarta-feira (26), ao desenvolvimento de uma pesquisa sobre a concentração de vitamina A no leite materno das mães doadoras.

A pesquisa será realizada com 60 mães e terá duração de dois meses. O resultado será divulgado no segundo semestre deste ano.

De acordo a nutricionista do banco, Tânia Batista, uma das prioridades do Ministério da Saúde é combater a carência de vitamina A, presente significativamente no ciclo gravidez, lactação e infância. “A maior carência desta vitamina é verificada em gestantes, nutrizes (mães que estão amamentando) e crianças, por isso a preocupação em avaliar nossas doadoras”, afirma a nutricionista.

A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Inpa, será realizada em etapas e envolverá profissionais do Banco de Leite e pesquisadores do Instituto. A primeira parte consiste em convidar e orientar as mães doadoras a participarem. Em seguida será feita a coleta do leite materno no Banco de Leite e do sangue, necessário para comparar e confirmar o teor de vitamina A encontrado no leite coletado.

Os resultados encontrados após análise permitirão avaliar e traçar o perfil nutricional das mães doadoras, além de possibilitar que elas sejam orientadas sobre a alimentação adequada durante o período da lactação.

O Banco de Leite Humano funciona na Maternidade Ana Braga, na zona Leste de Manaus. É centro especializado na coleta, captação, processamento e distribuição de leite materno para crianças que não podem ser alimentadas diretamente pela mãe. São atendidos pela unidade principalmente os bebês prematuros, internados nas maternidades e hospitais da rede pública de saúde.

A média atual de coleta e processamento de leite é de 150 litros por mês, mas os profissionais do banco trabalham para aumentar esse volume e assim poder beneficiar outras crianças, que por algum motivo estejam privadas da amamentação direta das mães.

______________________________________

Assessoria de Comunicação da Maternidade Ana Braga

Vanessa Edwards – 3249.6821 /3249.6822/8187.7572