Mais de 1,2 mil atendimentos em Parintins
Equipes médicas garantiram atendimento durante os três dias de festa e uma UTI móvel fez a remoção de pacientes graves para Manaus
Mais de 1.200 atendimentos médicos foram realizados pelas equipes de saúde que estiveram de plantão durante os três dias do 42 Festival Folclórico de Parintins, realizado durante o último final de semana. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) montou uma infra-estrutura específica para atendimento médico durante a festa, com ambulatório e equipes médicas especializadas tanto no Bumbódromo quanto nas unidades de saúde que compõem a rede de Parintins.
As estatísticas apresentadas pela Susam mostram que entre as principais causas de atendimento estão queimaduras, acidentes de trânsito, desmaios, traumas, fraturas, intoxicações alimentares, alcoólicas e ferimentos. “Esses atendimentos são de todas as unidades, o ambulatório do bumbódromo, o centro de saúde e os dois hospitais”, explica a secretária adjunta do interior, Heliana Feijó.
A secretária informa ainda que 94 pessoas precisaram ficar internadas nos hospitais da cidade por necessitarem de atendimento médico e de enfermagem prolongados. As equipes médicas também realizaram 11 cirurgias de baixa e média complexidade e 21 partos, entre normais e cesarianas.
Entre os casos mais graves foram registrados 12 atendimentos a pacientes com traumatismo crânio-encefálico, causados em sua maioria, por quedas e acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Um paciente com perfuração de córneas foi removido para Manaus, em UTI móvel,disponibilizada pela Susam em parceria com a Aeronáutica.
Também foram registrados três óbitos durante a festa, sendo dois por choque elétrico e um por infarto agudo do miocárdio.
Infra-estrutura
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins montou uma infra-estrutura especial para atendimentos aos pacientes durante o festival. Equipes médicas, remédios, equipamentos e uma ambulância foram enviados ao município para reforçar a infra-estrutura já existente na cidade.
Um total de 15 especialistas das áreas de cirurgia, anestesia, clínica, pediatria, cardiologia, gastroenterologia, endoscopia, oftalmologia e ortopedia foram enviados pela Susam para o município . Duas equipes de médicos e enfermeiros intensivistas também foram deslocadas pela Secretaria para prestar plantão na Unidade de Terapia Intensiva montada no Hospital Regional Jofre Cohen, para funcionamento exclusivo durante o Festival. No aeroporto Júlio Belém outra equipe médica esteve à disposição dos viajantes. O atendimento no local foi feito em uma ambulância, adaptada para UTI móvel.
A Susam também enviou medicamentos como antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, antiespasmódicos, antialérgicos, além de soros e curativos para garantir o estoque necessário ao atendimento dos casos clínicos e cirúrgicos. Equipamentos para montagem da UTI, incluindo cardioversores e respiradores, também foram enviados pela Secretaria.