Mais de 2 mil pessoas buscaram Saúde no PAI

Durante a segunda etapa do programa, entre os meses de setembro e outubro, foram realizadas mais de 1,3 mil consultas somente nos dois municípios. No total, cerca de 2,5 mil pessoas que vivem em 16 municípios e comunidades da Calha do Rio Negro utilizaram os serviços levados pelo Programa. Os índios Yanomami, de Maraiá, próximo a Santa Izabel do Rio Negro, também foram atendidos pelas equipes médicas.

Todo o atendimento previdenciário, de documentação, médico clínico e odontológico é feito no barco utilizado pelo PAI, o Pixirum, que mede 38 metros de comprimento e 8 metros de largura. A embarcação possui infra-estrutura moderna, com equipamentos de informática e comunicação via satélite para viabilizar e agiliar as ações assistenciais com rapidez e segurança.

Para a assistência à Saúde, a Susam equipou a embarcação com laboratório, sala para atendimentos clínicos e cirúrgicos e consultório odontológico. A equipe que presta assistência médico-odontológica tem mais de 50 profissionais, entre os da própria Secretaria de Saúde, do Exército e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Dos 2.567 atendimentos em Saúde durante a segunda etapa de viagens do Pixirum, 28% foram consultas clínicas e 78% consultas odontológicas. Entre os indígenas, a marior procura também foi por consultas com o médico. Dos 331 índios que procuraram o PAI, 217 foram atendidos pelo clínico geral e 114 tiveram consulta odontológica.