Mais de 4 mil atendimentos na virada do ano

Os acidentes de trânsito e os ferimentos por arma branca e de fogo foram as principais causas de atendimento nos três principais prontos-socorros da rede pública estadual, durante o final de semana e a virada de ano, em Manaus. As três unidades de saúde registraram mais de 4 mil atendimentos de urgência e emergência entre os dias 29 de dezembro e 1de janeiro.

No Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, o maior da rede, foram realizados 1,8 mil atendimentos, com um total de 41 vítimas de acidentes de trânsito, 38 feridos por arma branca e 8 feridos por arma de fogo. Segundo o diretor da unidade, Joaquim Alves Barros Neto o excesso no consumo de álcool é a principal causa dessa violência. “As pessoas se excedem e isso propicia o aumento da violência”, comenta.

As equipes do Pronto-Socorro 28 de Agosto realizaram mais de 1,3 mil atendimentos durante os dias de festa. Desse total, 50 pacientes foram vítimas de acidentes no trânsito, 7 com ferimentos por arma branca e 5 por arma de fogo.

No Pronto-Socorro Platão Araújo, localizado na zona Leste, foram realizados mais de mais de 2,1 mil atendimentos, divididos entre clínica médica, ortopedia, politrauma e odontologia. Na estatística da unidade também constam pequenas suturas e drenagens.