Malária está em queda no Amazonas

Desde o último trimestre de 2005 os números da malária vêm caindo no Amazonas. De acordo com as estatísticas do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológicas (Sivep), do Ministério da Saúde, a queda mais acentuada foi registrada nos primeiros quatro meses deste ano. No Estado, de janeiro a abril, a redução no número de casos foi de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa que 20 mil pessoas deixaram de adoecer por malária. Em Manaus, a redução chegou a 46,3%, com 11 mil casos a menos que o registrado no primeiro quadrimestre de 2006.

O secretário Wilson Alecrim afirma que a redução é conseqüência das ações de combate desenvolvidas em parceria com os municípios, a partir de estratégias definidas para cada área, de acordo com as peculiaridades geográficas, estruturais e demográficas de cada uma, além da ampliação dos locais de diagnóstico e inclusão do Programa Saúde da Família no sistema de atendimento à malária.

Ele diz que a curva descendente deve ser mantida, embora o período de pico da doença ocorra a partir de julho, em função das condições ambientais, que facilitam a reprodução do mosquito Anopheles darlingi, transmissor da malária.

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, atualmente 46,8% dos casos de malária no Amazonas são tratados nas primeiras 48 horas, facilitando a interrupção do processo de transmissão. As taxas de internação e letalidade no Estado são mais baixas que as da Amazônia Legal, não chegando a 1%.

Nos nove estados da Amazônia Legal houve uma redução de 10% nos casos de malária no primeiro trimestre de 2006, quando ocorreram 120,5 mil notificações, em relação ao mesmo período do ano passado. “Todos os estados tiveram redução, à exceção do Acre”, informou.

2005* 2006* Redução
Manaus 22.102 11.871 46,3%
Amazonas 68.533 48.479 30%

* Janeiro a abril