Malária no Puraquequara
Foram submetidas ao exame pessoas febris e com sintomas característicos da doença – dor de cabeça e calafrios. A ação foi realizada em cinco das sete alas do presídio por seis agentes de Endemias da Susam, supervisionados pela Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria. Os exames foram realizados no Posto de Diagnóstico de Malária do Puraquequara.
Nesta quinta-feira, o trabalho continua com a busca de possíveis casos nas outras sete alas. A coleta será às 10h30 e os resultados saem às 16h30. Levantamentos entomológicos feitos pela Susam mostram que a densidade de mosquitos no local é baixíssima e por este motivo o resultado não surpreendeu a equipe de técnicos.
Além dos exames, a Susam realiza periodicamente borrifação no entorno do presídio. A verificação de casos de malária vai continuar como ação de rotina. Uma parceria entre a Susam e a Seseg vai viabilizar o treinamento dos técnicos e auxiliares que atuam na enfermaria da Unidade Prisional para a realização dos exames na própria unidade.