Manaus concorre a prêmio por aleitamento
O município de Manaus está na lista dos dez municípios finalistas selecionados para concorrer ao Prêmio Bíbi Vogel 2009, promovido pelo Ministério da Saúde e que premia os municípios que se destacam na implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no país. Na próxima semana a doutora Marina Ferreira Rae, da Comissão Nacional do Prêmio e especialista em aleitamento materno, estará em Manaus, visitando as maternidades da capital e o Banco de Leite do Amazonas, para verificar in loco as ações de promoção ao aleitamento na capital.
Entre os pontos que serão avaliados pela especialista estão a abrangência e os aspectos inovadores das ações de aleitamento materno, os índices de amamentação e o comprometimento dos gestores da saúde na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município.
Segundo a responsável pela área técnica de saúde da criança, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Katherine Benevides, a Comissão Nacional do Prêmio já avaliou toda a documentação enviada pelo estado, na primeira fase do concurso e a visita às unidades será para comprovar o que foi descrito na documentação. “Essa é a segunda fase da concorrência e apenas cinco estados receberão o prêmio, os outros cinco receberão menção honrosa, estamos confiantes que estaremos entre os cinco primeiros”, declara.
Ela destaca como pontos fortes para a avaliação os indicadores de aleitamento materno, apontados pela II Pesquisa Nacional de Aleitamento Materno, realizada pelo Ministério da Saúde em 2008, na capital. Segundo dados da pesquisa a prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida em Manaus é de 72%, a prevalência de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de quatro meses é de 44% e em menores de seis meses é de 41%. Entre as crianças com idade entre nove e doze meses , a prevalência de aleitamento materno complementado com outros alimentos é de 77%. “Esses índices mostram que as ações de promoção do aleitamento no estado são eficazes”.
Entre as ações de promoção ao aleitamento materno desenvolvidas na capital e que serão avaliadas pela Comissão Nacional estão à adoção do método mãe canguru, utilizado na recuperação de bebês prematuros evitando o uso da incubadora e priorizando o contato direto com a mãe e o aleitamento materno.
Também serão avaliadas as atividades desenvolvidas pelo Banco de Leite Humano e o desenvolvimento de ações comunitárias, como as palestras de promoção do aleitamento materno realizadas nas unidades que oferecem o serviço de pré-natal, onde as grávidas são orientadas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade e complementado com outros alimentos até aos dois anos, além das palestras nas escolas e empresas.
Um outro critério de avaliação a ser considerado é o credenciamento das maternidades como Hospital Amigo da Criança, título concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef. “Todas as nossas maternidades da capital possuem esse título, concedido às unidades de saúde que seguem os dez passos do aleitamento materno, definidos pelo Unicef”, destaca Katherine.
O resultado do prêmio será divulgado no dia 22 de maio e os estados premiados
Bíbi Vogel, registrada como Sylvia Dulce Kleiner, era filha de judeus que vieram para o Rio de Janeiro após a 2ª Guerra Mundial. Era uma mulher polivalante e destacou-se como militante das causas humanitárias. Teve sua primeira filha, Mayara, em 1979 e vivenciou as dificuldades da amamentação, encontrando apoio em um grupo de amamentação. Com essa experiência percebeu a importância da troca de conhecimento e assim criou, no Brasil, em 1980, o Grupo de Mães Amigas do Peito, o primeiro no país com a finalidade de promover e incentivar o aleitamento materno. Participou ativamente do movimento em prol da amamentação, tanto no Brasil quanto em outros paises.
Como reconhecimento por sua dedicação o Ministério da Saúde, homenageia Bíbi Vogel dando seu nome ao prêmio que destaca os municípios que incentivam o aleitamento materno.
____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br