Manaus terá encontro sobre arritmias cardíacas

Profissionais e estudantes do Amazonas terão a oportunidade de discutir temas relacionados às arritmias cardíacas e à morte súbita em evento promovido pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), com apoio do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na próxima sexta-feira (26), às 19h30, no Ceaser Business Manaus, na avenida Darcy Vargas, 652, Chapada.

O evento integra o Programa de Educação Continuada (PreCon), tem como público principal cardiologistas, clínicos gerais e estudantes e residentes do curso de Medicina. O PreCon é uma iniciativa da Sobrac e visa alertar profissionais de saúde e a população sobre os riscos das arritmias cardíacas, a necessidade de prevenção primária, evitando a morte ou a incapacidade de indivíduos que conseguem sobreviver.

Entre os principais temas do evento estão a Morte Súbita Cardíaca; a Fibrilação Atrial, uma das arritmias cardíacas que mais acomete a população mundial; a Prevenção de Embolia; e o Tratamento Farmacológico e Não-Farmacológico da Fibrilação Atrial.

“A cidade de Manaus atravessa um grande momento, e receber o PreCon aqui é uma oportunidade a mais que temos para nos prepararmos como profissionais, buscando atualização para nossas ações no dia a dia. Mas também com uma visão mais ampla, pensando neste grande evento que é a Copa do Mundo, na qual Manaus está inserida com uma das sedes”, diz Jaime Amez Maldonado, coordenador do PreCon de Manaus.

Um dos palestrantes do evento será o cardiologista Guilherme Fenelon, presidente da Sobrac, que fará a palestra sobre Morte Súbita Cardíaca. “Todos os anos a Sobrac promove uma campanha nacional para alertar a população sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita. Esta campanha, que se chama Coração na Batida Certa, também acontecerá em Manaus, no dia 12 de novembro”, adianta Fenelon.

Morte súbita – Estima-se que mais de 300 mil pessoas sejam acometidas de morte súbita a cada ano no Brasil, e a principal causa desta ocorrência se dá por problemas cardiovasculares, como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória.

As arritmias cardíacas respondem por 90% dos casos, conforme estudo encomendado pela Sobrac e pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (Deca), em 2009. O levantamento foi feito com base em dados oficiais do Ministério da Saúde e apontou, ainda, que a maior incidência está entre os homens (60%), na proporção do universo das pessoas atingidas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2002, o total de mortes relacionadas foi estimado em 16,7 milhões. A expectativa para 2030 é que o número chegue a 23,3 milhões. Este aumento está ligado não só ao crescimento populacional mas também à maior expectativa de vida e à prevalência de fatores de risco como hipertensão, fumo, colesterol elevado, diabetes e obesidade.

O diagnóstico precoce da arritmia é de extrema importância para evitar as suas complicações, como a morte súbita, e cujo tratamento envolve medicamentos, cirurgia e implantação de um cardiodesfibrilador implantável (CDI) – aparelho que identifica quando o paciente está tendo uma arritmia ou parada cardíaca e libera um choque ressuscitador.

SERVIÇO

Simpósio de Arritmias Cardíacas – PreCon

Data: 26 de agosto de 2011

Horário: 19h30

Local: Ceaser Business Manaus – Avenida Darcy Vargas, 654 – Chapada

Coordenador Local: Jaime G. Amez

Informações no site da Sobrac, no endereço www.sobrac.org
______________________

Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
twitter.com/governoamazonas
youtube.com/governodoamazonas