Manejo de igarapés começa hoje

Cerca de 70 agentes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) iniciam hoje (12/09), a partir das 8 horas, o trabalho a desobstrução dos leitos e margens dos igarapés localizados em duas comunidades da BR 174 – a Ismail Aziiz, no km 2 e a São João, no km 4 – mapeadas como área de risco para malária. O objetivo é a eliminação das condições para a reprodução do mosquito transmissor da doença.

Até o final da semana, o trabalho será feito em outras sete comunidades da zona Oeste, incluindo as áreas da Vivenda Verde, Campos Sales e Parque Riachuelo, onde vivem aproximadamente 32 mil pessoas.

A ação faz parte do plano operativo emergencial definido pelo Governo do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de evitar 6,6 mil casos novos de malária até o final do ano. O resultado deve significar 40% de redução no número de notificações na capital, em relação ao terceiro trimestre deste ano. Além do manejo ambiental, o plano prevê intensificação borri

fação intradomiciliar (aplicação de inseticida nas paredes das casa) e termonebulização (fumacê), ampliação dos locais de diagnóstico e tratamento da doença e campanhas de esclarecimento.

Os agentes que entrarão em campo hoje foram treinados na manhã do último sábado (11/09) , no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O diretor de Vigilância Ambiental da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Romeo Fialho, e o pesquisador do Inpa, Wanderli Tadei, informaram sobre a relação entre a reprodução do mosquito transmissor e as condições ambientais, destacando a importância do trabalho de desobstrução dos leitos dos igarapés para o combate à malária.

“O anofelino precisa de água parada e sombreada para se reproduzir. Evitando estas condições, reduzimos a população dos mosquitos e conseqentemente as possibilidades de transmissão da doença”, Explicou Tadei.

O diretor da FVS, Evandro Melo, informou que o manejo ambiental vai ser feito a partir das áreas rurais e periurbanas em direção às urbanas. A prioridade são as zonas Oeste e Leste, porque concentram respectivamente 36% e 25% do total de casos de malária em Manaus.

Enquanto na zona Oeste o trabalho será feito pelos agentes da Semulsp, na zona Leste será feito o manejo mecânico, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semosb), que dá início à ação no bairro Nova Vitória, também nesta segunda-feira. A meta é chegar a 26 igarapés, onde será feita a limpeza dos leitos e das margens.

As ações de busca ativa (visita dos agentes nas casas para identificar pacientes febris) e termonebulização (fumacê) também estão sendo intensificadas nestas áreas.

Para agilizar o trabalho de visitas domiciliares nos ramais onde as casas ficam distantes umas das outras, o Governo do Estado já disponibilizou mais 16 motocicletas, aumentando para 35 o total de motos em atividade.

Evandro Melo disse que estão sendo criados cronogramas para colocar em prática todas as ações previstas no plano. Nesta segunda-feira, a Fundação de Vigilância em Saúde e o Exército reúnem-se para definir as estratégias de capacitação dos 60 soldados que trabalharão na aplicação de biolarvicida em 150 tanques de piscicultura.

A campanha de esclarecimento da população sobre medidas de prevenção e tratamento da malária também deve ser fechada nesta próxima semana. As agências de publicidade que atendem ao Governo e à Prefeitura já apresentaram propostas que estão sendo avaliadas pelas secretarias de comunicação e pelos governantes.