Marcação de exames será descentralizada

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai descentralizar a marcação de exames especializados, até o momento concentrados na Policlínica Codajás (PAM).

Com a medida, três outras policlínicas, localizadas nas zonas Leste, Oeste e Norte, poderão receber os pacientes para realizar os exames ou emitir autorização para o atendimento em uma das clínicas e laboratórios privados conveniados com o SUS. Desde o início do mês, a descentralização está ocorrendo de forma piloto, mas oficialmente começa a vigorar na próxima segunda-feira (28).

O secretário de estado da Saúde, Agnaldo Costa, explica que com a nova dinâmica de marcação de exames especializados, principalmente os de imagem (ultrassonografia, radiologia e outros) e os laboratoriais, a demanda do PAM Codajás será reduzida. “Esperamos acabar com as longas filas e oferecer mais conforto e rapidez no atendimento aos pacientes”. Segundo ele, além da descentralização, o Governo do Estado, aumentou em quase 100% a cota de exames de ultrassonografia, os mais solicitados.

Os pacientes que receberem encaminhamento médico para exames especializados, não realizados na unidade em que foram atendidos, devem se dirigir à policlínica localizada em sua zona geográfica de residência para marcar o procedimento. Os moradores da zona Sul continuarão a ter como referência o PAM Codajás, na Cachoeirinha.

Quem mora na zona Leste deve procurar a partir de agora a policlínica Zeno Lanzini, localizada na avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves. Na zona Oeste, a referência será a policlínica José Lins, no bairro da Redenção e na zona Norte, os pacientes devem procurar a policlínica João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade.
O horário de atendimento das unidades é das 7h às 17 horas. Para marcar os exames, os pacientes precisam levar apenas a requisição médica.

Medida será válida até implantação
do Complexo Regulador

A descentralização da marcação de exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde antecede a implantação do Complexo Regulador, um sistema que permitirá que a marcação de exames e consultas seja feita na unidade onde o paciente fez o primeiro atendimento, sem a necessidade de deslocamento para outra unidade de saúde.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, o complexo deve ser implantado no mês de setembro, integrando todas as unidades da rede pública e privada conveniada com o SUS.

A marcação dos procedimentos será feita on line, por meio de um programa de informática desenvolvido pelo Ministério da Saúde e já em uso em algumas cidades brasileiras. “Com o complexo teremos a solução definitiva para a questão dos agendamentos”, garante o secretário.

NOVOS LOCAIS PARA MARCAÇÃO DE EXAMES

ZONA LESTE
Policlínica Zeno Lanzini
Rua Autaz Mirim, 7035 – Tancredo Neves

ZONA NORTE
Policlínica João dos Santos Braga
Avenida Margarida, esquina com rua Albânia – Nova Cidade

ZONA OESTE
Policlínica José Lins
Avenida Maracanã, s/n – Redenção

ZONA SUL
Policlínica Codajás (PAM)
Rua Codajás, 26 – Cachoeirinha

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
50891065253