Maternidade Azilda Marreiro promove dia de bem-estar e orientação sobre visita de Vinculação da Gestante

A unidade oferece o serviço como forma de integração de gestantes e acompanhantes

FOTOS: Fernanda Nogueira

Em alusão ao Dia da Gestante, celebrado nesta terça-feira (15/08), a Maternidade Azilda da Silva Marreiro, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), ofereceu às futuras mães uma manhã de informações, beleza e cuidados com direito a uma sessão de maquiagem, esmaltação, cuidados com pele, cabeleireiro e designer de sobrancelhas.
A programação também incluiu distribuição de folheto contendo informações necessárias para o preparo da gestante no período de internação.
A campanha de informações abordou a Lei de Visita de Vinculação da Gestante, que objetiva a integração da gestante e acompanhante sobre as rotinas da maternidade, documentações necessárias para receber atendimento, orientação sobre sinais de trabalho de parto e direitos da gestante e do acompanhante.
A diretora da Maternidade, Elcinei Sampaio, explicou a importância da visita de vinculação. “A lei da vinculação tenta fazer com que as mães não se sintam num local estranho quando chegam para dar à luz. Essas mães chegam a um lugar que já conhecem, mais acolhedor e seguro”, disse a diretora.
Pamela Cavalcante, enfermeira e coordenadora do NEPSHUS da maternidade, explicou a importância da programação.
“Não poderíamos deixar passar este dia em branco. Com a palestra sobre vinculação o objetivo é que a gestante se sinta mais segura e também se empodere diante do parto normal e da amamentação”, disse a coordenadora.
Primeira viagem
A gestante e vinculada da maternidade, Loren Alves, explicou a sua experiência sobre o dia e como foi seu processo na vinculação.“Eu soube em 2016 na minha primeira gestação e como fui encaminhada para a maternidade para acompanhamento no pré-natal, eu vim e fez toda a diferença. Pois como era a primeira gestação, mãe de primeira viagem, segui os passos e tive um parto super-rápido”, pontuou.
Loren também destaca que foi seguindo as orientações passadas na maternidade que facilitou o pré-parto em casa. “Em casa, a gente fez os preparativos, um banho morno, uma compressa, uma sopinha, isso tudo foi orientado na maternidade, por meio da vinculação que a gente passa no pré -parto. Então fiz esse procedimento em casa”, detalhou.


A ação foi resultado de parcerias que incluiu a Direção Geral, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS) e a equipe Psicossocial, contando com parceria externa do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).


Agosto Dourado: Neste mês, a campanha Agosto Dourado reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê (com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios).