Maternidades promovem Semana da Amamentação

Com o tema nacional “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: Participe e apóie a mulher”, as maternidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realizam, a partir desta sexta-feira (01 de agosto), diversas atividades comemorativas à Semana Mundial de Amamentação (01 a 07 de agosto).

Às 9h30 a Semana será aberta na Maternidade Alvorada com apresentação de vídeos, sensibilização para a prática da amamentação e orientações sobre o aleitamento materno desde o nascimento. A atividade ocorre no Cantinho do Peito, com a participação de profissionais da unidade e usuárias.

Às 16 horas as atividades de incentivo ao aleitamento acontecem na Maternidade Azilda Marreiro, envolvendo representantes de empresas parceiras, funcionárias e mães doadoras de Leite Humano.

No próximo dia 06 (quarta-feira), a maternidade Ana Braga vai envolver funcionários, voluntários, estagiários e prestadores de serviços para ações de sensibilização e incentivo ao aleitamento materno junto a mães, mulheres grávidas e representantes dos bairros da zona Leste. A atividade vai contar com a participação do médico Jefferson Guilherme Pereira, que é consultor em Lactação, além da Pastoral da Criança e outros grupos de voluntariado, parceiros da maternidade nas ações de humanização.

No dia 07, das 8h às 12h, a Ana Braga realiza um curso sobre manipulação de leite humano para colaboradores dos “Cantinhos da Amamentação” das maternidades públicas e privadas, postos de coleta municipais e do Banco de Leite Humano. Além disso, a maternidade vai realizar a palestra “Amamentação: Participe e Apóie a Mulher”, voltada para gestantes, doadoras de leite e familiares e amigos convidados.

O encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno será no dia 07 de agosto, a partir das 17h30, com uma caminhada que terá início na Praça da Matriz e percorrerá a avenida Eduardo Ribeiro até o Largo de São Sebastião, onde ocorrerão diversas manifestações culturais, incluindo a apresentação do grupo “Vovós Amigas do Peito”.

Representantes de todas as maternidades públicas do Estado participam da abertura municipal da campanha que acontece nesta sexta-feira, no Parque do Idoso, às 8h30.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327