Matupi terá unidade de urgência e emergência

A comunidade de Santo Antônio do Matupi, localizada no município de Manicoré, calha do Rio Madeira, terá um pronto atendimento de saúde, para atendimento de casos de urgência e emergência de baixa complexidade. A unidade será construída pela prefeitura municipal, com recursos do Governo do Amazonas. No total, serão repassados ao município, via Secretaria de Estado da Saúde (Susam), R$ 1,6 milhão, para aplicação nas obras que devem estar concluídas dentro de seis meses.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informa que a unidade será destinada ao atendimento de urgência e emergência da comunidade, que conta com aproximadamente 12 mil habitantes. O Pronto Atendimento irá funcionar 24 horas nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgias de baixa complexidade e terá 12 leitos para observação. Se houver necessidade de internação, com acompanhamento médico superior a 24 horas, o paciente poderá ser transferido para o Hospital Regional de Manicoré, que funciona na sede municipal, com 48 leitos. O hospital também está sendo ampliado e adequado aos padrões de atendimento hospitalar.

Além de Manicoré, cerca de 30 outros municípios terão unidades de saúde novas, a maioria delas já em andamento. Segundo o governador Eduardo Braga, as obras fazem parte do programa de governo que prevê o funcionamento padrão da rede de saúde do interior. “Há três anos nenhum hospital do interior tinha funcionamento pleno e as dificuldades de atendimento para os pacientes eram inimagináveis”, destaca. “Hoje”, afirma, “superamos boa parte dos problemas e temos um planejamento sério que considera as necessidades da população e prevê o funcionamento das unidades dentro de um padrão único ”.

Desde 2003, foram concluídos, equipados e inaugurados 19 hospitais, que funcionam 24 horas com serviços de urgência, emergência e internação. Essas unidades contam com um número de leitos que varia entre 20 e 100 e oferecem uma série serviços antes só disponíveis na capital.

O secretário Wilson Alecrim ressalta que este é o caso da ultra-sonografia, hoje já oferecida em 37 unidades que contam com equipamento próprio, providenciado pelo Governo. No início desta semana, dez aparelhos de ultra-som portáteis, de última geração, foram entregues ao interior, para realização do exame. “Até abril, 80% dos municípios terá o equipamento e até junho, serão 100%”, informa.

Os 19 hospitais já inaugurados foram projetados pra oferecer além do ultra-som, raio X e eletrocardiografia. “Queremos a valorização do tratamento humanizado e o atendimento às normas de atendimento e segurança, estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde”, explica Alecrim.

Os investimentos para colocar em pleno funcionamento os hospitais novos chegam perto de R$ 80 milhões, de acordo com o secretário. “Somos o único estado brasileiro que têm, em cada município no mínimo um hospital próprio”, destaca. “A meta é fazer com que a rede de saúde esteja completamente adequada às reais necessidades de saúde da população do interior, para que cada vez mais, as pessoas encontrem a solução dos seus problemas de saúde no seu local de moradia e não precisem se deslocar até a capital”, informa.