Medicina Fetal e formação de Recursos Humanos
Voltado para o diagnóstico e tratamento de problemas fetais como distúrbios orgânicos e defeitos congênitos, a área está sendo desenvolvida em parceria com o Hospital Universitário Francisca Mendes, como projeto piloto no Estado. A equipe de profissionais envolvidos no serviço é composta por cirurgião, neonatologista, especialista em diagnóstico por imagem, geneticista, endocrinologista e médicos de outras especialidades que atuam como suporte nos casos necessários.
São acompanhados pela Unidade de Medicina Fetal fetos e bebês com suspeita de doenças ainda durante a gravidez. Os exames realizados são ultrassonografia, cardiotocografia, dopplerfluxometria, amniocintese, biópsia de vilo corial, cordocentese. Os profissionais também realizam procedimentos invasivos e aconselhamento genético.
De acordo com Menezes, desde a implantação do serviço, em março deste ano, já foram realizados 16 atendimentos. “A expectativa é desenvolvermos esta área, oferecendo mais esperança e qualidade de vida aos bebês que apresentam problemas graves detectados ainda no útero da mãe”.
Na área de formação de Recursos Humano, a Nazira Daou é, desde o ano passado, campo pra estágios em enfermagem e mantém um programa de Residência Médica em Obstetrícia. O programa é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no momento conta com 10 residentes.
Outro serviço referencial oferecido pela Nazira Daou é o acompanhamento de pacientes portadores de fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, ambos detectados pelo Teste do Pezinho. Trinta e um pacientes estão em tratamento com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, endocrinologista, pediatra, psicólogo e assistente social.