Médicos de Manacapuru realizam primeiro tratamento trombolítico

A equipe médica do Hospital Regional Lázaro Reis, de Manacapuru, realizou nesta terça-feira (24) o primeiro tratamento trombolítico para infarto agudo do miocárdio naquele município. O tratamento foi aplicado no aposentado Antônio Carlos de Souza, 73 anos, que chegou a unidade com quadro de dor intensa no tórax e após a realização do exame de eletrocardiograma, teve o diagnóstico de infarto confirmado.

O tratamento foi aplicado com sucesso e após 30 minutos da administração do medicamento foi realizado um novo eletrocardiograma, onde ficou confirmado que a obstrução havia se dissolvido e o paciente não corria risco de morte. O quadro geral do paciente foi estabilizado e ele foi removido para o Pronto Socorro 28 de Agosto, para dar continuidade ao tratamento.

O secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, ressalta que a aplicação do tratamento é resultado do treinamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) no último sábado, no qual foram capacitados 65 profissionais dos municípios do interior do estado para aplicarem o tratamento trombolítico em pacientes com quadro de infarto agudo do miocárdio.

“As equipes foram treinadas no final de semana, saíram daqui com os kits de medicamento e com todo o protocolo de atendimento às doenças cardíacas. Nesta terça feira, três dias após o treinamento, a equipe de Manacapuru já teve a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam e conseguiu salvar a vida desse paciente que muito provavelmente irá se recuperar sem maiores problemas”.

O secretário destaca que o grande ganho com o tratamento trombolítico é o fato de tirar o paciente da zona de risco de morte e a minimização das sequelas. “A ocorrência de doenças cardíacas vem aumentando gradativamente entre a população. Em grande parte dos casos o paciente vai a óbito ou fica com sequelas graves que lhe impõem limitações e mudam seu modo de vida, com a introdução desse tratamento nosso objetivo maior é evitar as mortes e minimizar as sequelas”.

A implantação do tratamento trombolítico nos municípios do interior é resultado de uma série de ações e programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, através da Susam, que possibilitaram a ampliação e o melhor atendimento das populações que moram no interior.

“Com o programa de Telessaúde implantado em todos os municípios nós pudemos disponibilizar exames e consultas especializadas, como o eletrocardiograma, capaz de diagnosticar o infarto e agora estamos disponibilizando também o tratamento”, destaca o secretário.

Além disso, os médicos que atuam no interior também contam com o suporte da equipe de cardiologistas do Hospital Francisca Mendes, que é a unidade de referência em cardiologia no estado. “Nós temos aqui uma equipe que fica a disposição dos médicos para orientar com relação aos procedimentos, tirar dúvidas e dar todo o suporte necessário”, informa o diretor da unidade, Pedro Elias de Sousa.

O tratamento trombolítico para infarto agudo do miocárdio está disponível nos municípios de Uarini, Amaturá, Tefé, Alvarães, Parintins, Borba, São Sebastião do Uatumã, Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Boca do Acre, Lábrea, Humaitá, Eirunepé, Nhamundá e Maués.

O secretário executivo das ações de saúde no interior, Evandro Melo, ressalta que esses são municípios polo e que servem de referência para outros municípios. “Esses municípios atendem tanto a população do seu território quanto dos municípios do entorno”.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter: @saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br