Médicos do interior recebem treinamento para tratar doenças cardíacas

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza nos dias 19, 20 e 21 de julho o Curso de Cardiologia Clínica Aplicado a Telessaúde, destinado a médicos que trabalham nas unidades de saúde do interior do estado. O curso será realizado no auditório do Hospital Francisca Mendes, das 9h às 12h, e será ministrado por profissionais da própria unidade de saúde. Serão capacitados médicos e enfermeiros que atuam em 16 municípios do interior do estado.

Durante o curso os profissionais terão acesso aos conhecimentos básicos necessários para o atendimento das doenças cardiovasculares e também a utilizar o exame de eletrocardiograma como uma ferramenta importante no diagnóstico dessas doenças.

Segundo o secretário executivo adjunto das ações de saúde do interior, Evandro Melo o objetivo do curso é preparar os profissionais e assim melhorar a qualidade do atendimento disponibilizado para a população do interior do estado.

Entre os assuntos que serão abordados durante o curso estão o programa de Telessaúde, seus conceitos e aplicações, a anatomia e a fisiologia do coração e do sistema de condução do estímulo cardíaco. Também aprenderão a fazer o diagnóstico diferencial de dor torácica e do infarto agudo do miocárdio.

Os médicos também aprenderão sobre a doença arterial coronariana crônica, as taquiarritmias e bradiarritmias, hipertensão arterial, as urgências e emergências hipertensivas e a insuficiência cardíaca aguda.

Tratamento trombolítico

No sábado os profissionais serão treinados para aplicar o tratamento trombolítico nos pacientes com quadro de infarto agudo do miocárdio que consiste na aplicação de medicamentos por via endovenosa. A droga irá desfazer o trombo que se formou na artéria coronária. Para que o paciente possa ser submetido a esse tratamento precisa atender a alguns pré-requisitos como quadro de dor no peito por um período inferior a 6 horas e ter feito pelo menos um exame de Eletrocardiograma (ECG).

O exame está disponibilizado nas unidades de saúde do interior do estado e é realizado através do Programa de Telemedicina, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em parceria com as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA).

O secretário executivo adjunto das ações de saúde do interior, Evandro Melo, explica que o tratamento estará disponível em oito municípios pólos o que evitará que os pacientes precisem ser transferidos para Manaus. “Nós já temos esse tratamento disponível em Manaus e vamos ampliar para os municípios do interior evitando que a pessoa precise vir para cá para ser tratada”. Ele destaca ainda que o risco para o paciente será menor uma vez que ele não precisará ser removido de um local para outro.

Durante o curso os profissionais aprenderão o básico da cardiologia e terão os conhecimentos mínimos para identificar os casos de infarto agudo do miocárdio e realizar o tratamento. “Além disso, eles também terão o suporte dos cardiologistas do Hospital Francisca Mendes, que darão todo o apoio necessário, através do Programa de Telemedicina”, informa Melo.

Evandro Melo enfatiza que em todos os municípios do interior do estado haverão profissionais capacitados para fazer o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio e os pacientes serão atendidos nos municípios pólos regionais.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter: @saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br