Membros do Comitê de Equidade da SES-AM tomam posse, nesta segunda-feira
Iniciativa amazonense é a primeira do Norte do Brasil

Os membros do Comitê de Equidade no âmbito do Trabalho e Educação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foram empossados, nesta segunda-feira (25.11), durante o segundo encontro do grupo, realizado no auditório Eglantina Nunes Rondon, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus. A iniciativa amazonense é a primeira na região do Norte do país.
Ao todo, 32 integrantes tomaram posse, sendo 16 titulares e 16 suplentes. Segundo a secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps), Nara Esquivel, o comitê foi instituído para desenvolver ações que garantam a valorização dos trabalhadores e a construção de um ambiente de trabalho que respeite as diversidades e promova a igualdade de oportunidades.
“Entre os objetivos estão a formulação de estratégias para o combate a preconceitos, além do fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade no âmbito da saúde”, explicou a secretária da Seaps.
O comitê é composto por representantes da própria SES-AM, além de outras instituições públicas, movimentos sociais e sindicatos, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Fórum Permanente dos Afrodescendentes do Estado (Fopaam), a Casa Amiga (população LGBTQIA+), a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno-(Copime), a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) e o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da área da Saúde (Sindsaúde).



Durante o encontro, a coordenadora de Equidade na Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Graça Cardoso, destacou a importância do comitê.
“Ele vem com a missão de colaborar com a promoção da equidade de gênero, raça, etnia e valorização dos trabalhadores do SUS e combater as diversas formas de violências, preconceitos e discriminações nos processos de trabalho da SES-AM”, ressaltou.