Ministério apresenta mostra sobre saúde

No próximo dia 12, a cidade de Manaus vai receber a I Mostra HumanizaSUS Manaus, valorizando as iniciativas do SUS que dá certo. A exposição será realizada no Parque Municipal do Idoso e apresentará durante todo o dia diferentes experiências de humanização da saúde desevolvidas na capital. O objetivo é ampliar os grupos de trabalho em humanização e incentivar o surgimento de novas iniciativas nessa área.

A partir das mostras distritais que aconteceram em junho nas diferentes regiões sanitárias de Manaus, 14 experiências foram selecionadas pelas secretarias municipal e estadual de saúde e Conselho Municipal de Saúde para a composição da I Mostra HumanizaSUS Manaus.

Essa iniciativa é um dos desdobramentos do processo de trabalho da PNH no SUS de Manaus. Nos serviços de saúde, o dispositivo implantado é o grupo de trabalho de humanização (GTH) e há intenso debate da proposta da política nacional de humanização. “Queremos dar visibilidade ao movimento pela humanização nos serviços da rede municipal iniciado em 2006, com a implantação do HumanizaSUS Manaus em consonância com a PNH.” afirma a assistente social responsável pela PNH na cidade, Ademarina Cardoso. A I Mostra HumanizaSUS Manaus conta ainda com uma programação cultural variada que envolve teatro, coral e paródias de grupos dos distritos sanitários leste e oeste.

Sobre a PNH

A PNH está vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde e existe desde 2003 propondo mudanças para qualificar a atenção e gestão em saúde pública no Brasil, atuando em todas as políticas do SUS. A redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; a implantação de um modelo de atenção com responsabilização e vínculo entre usuários, trabalhadores da saúde e gestores; a garantia dos direitos dos usuários; a valorização do trabalho na saúde e a gestão participativa nos serviços são parte dos resultados buscados pela Política de Humanização.

Mostra HumanizaSUS Manaus, valorizando as iniciativas do SUS que dá certo.

Dia 12/11, quarta –feira

De 8h às 18h, no Parque Municipal do Idoso