MS aprova novo projeto para controle da malária

A previsão é de que seja saneado e corrigido o leito de 12 quilômetros do igarapé da Bolívia. O projeto foi orçado em R$ 5,7 milhões, que devem ser repassados ainda neste segundo semestre. “O impacto será enorme”, garante a secretária, lembrando que na área residem aproximadamente 100 mil pessoas.

Leny ressaltou que os números da malária na capital caíram 10% este ano com relação ao ano passado e que em 15 dos 20 municípios que concentram 94% dos casos no Amazonas, os registros vêm caindo entre 14% e 65% desde o mês de abril em relação aos meses anteriores. “A malária não é uma doença que se vence em alguns meses até porque está associada a uma série de fatores que estão fora do âmbito da Saúde, como habitação e saneamento”. Ela diz que a expectativa é de que até o final do ano os números caiam 30% em ralação a 2003. “O maior desafio é manter os índices de queda mesmo nos meses de alta da doença, entre julho e outubro”.