Municípios recebem vacina contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já abasteceu 95% dos municípios do interior do estado com as doses da vacina contra a gripe que serão aplicadas durante a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza. No total, o Ministério da Saúde disponibilizou 343.300 doses para realização da campanha em todo o estado.

A campanha, que este ano, tem como tema “Deixe a gripe na saudade e marque um encontro com os amigos”, começa no próximo dia 25 e se estende até o dia 8 de maio. Manaus, e alguns municípios do interior já começaram a vacinar os moradores de áreas distantes e de difícil acesso, a fim de garantir o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o país – vacinar no mínimo 80% da população com 60 anos e mais, o que no Amazonas significam 151.223 idosos.

Apenas os municípios de Envira, Itamarati e Manicoré ainda não receberam a vacina, mas segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, até a metade da próxima semana todos os municípios estarão com as doses da vacina. “Nós estamos em contato diário com as secretarias municipais de saúde dos municípios, que são as responsáveis pela execução da campanha e acreditamos que até a próxima quarta-feira, todos estarão com os estoques prontos para o início da vacinação”, garante.

Izabel informa ainda que a logística da vacinação dos idosos no interior do estado é diferenciada e que as coordenações municipais estão sendo orientadas a desenvolver estratégias próprias para que todos os idosos sejam imunizados. “Eles precisam fazer as visitas casa a casa, pois alguns idosos têm dificuldade de locomoção e não conseguem chegar até o local onde a vacina está sendo oferecida”, informa. Os agentes também visitarão as comunidades rurais localizadas no entorno dos municípios.

No dia 25 de abril, será realizada a abertura oficial da campanha e a mobilização em todo o estado, com postos de vacinação em todas as unidades de saúde e também com postos volantes, distribuídos em pontos estratégicos, como escolas e pontos comerciais. Até o dia 8 de maio a vacina estará disponível nas unidades de saúde.

A campanha tem o objetivo de reduzir, na população com idade acima de 60 anos a mortalidade e as internações causadas pela gripe. A campanha também visa contribuir com a prevenção de doenças que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras dos idosos.

No Amazonas a campanha é coordenada pela da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), através da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na execução da campanha a Susam conta com parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Forças Armadas e Organizações Não Governamentais.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327