Mutirão beneficia Boca do Acre e Guajará

A equipe do mutirão de cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que está percorrendo os municípios do interior do estado e realizando procedimentos de baixa e média complexidades, beneficiou as populações de Boca do Acre e Guajrá e os municípios vizinhos, nos dois últimos finais de semana. Em Boca do Acre, foram feitas 121 cirurgias e 69 exames de endoscopia digestiva alta. Em Guajará, foram 52 cirurgias e 49 endoscopias.

Uma equipe formada por três cirurgiões gerais, um ginecologista, uma enfermeira, um instrumentador cirúrgico e um anestesista, ficou durante quatro dias no município de Boca do Acre. Os profissionais trabalharam em três turnos para atender a demanda de pacientes, oriundos das áreas urbana e rural do município e também de Pauini e Lábrea, para os quais Boca do Acre é referência. Foram realizados procedimentos cirúrgicos para retirada de hérnias, pedras na vesícula, cistos nos ovários, correção de problemas no útero, mamas e intestino, entre outras.

A equipe também realizou uma cirurgia de alta complexidade, para retirada de dois tumores na tireóide. A cirurgia que teve duração de quatro horas foi um sucesso. A paciente, Amines Maria Mustafa, 52, está se recuperando bem e recebendo os cuidados pós-cirúrgicos no Hospital Dona Maria Geni Lima, onde foram realizadas todas as cirurgias.

Também foi feita uma cirurgia de emergência, para atender ao estudante Márcio Neves da Silva, 16, que chegou ao Hospital durante a madrugada, em estado grave, com problema de apêndice e fortes dores abdominais. “A equipe foi acionada e o paciente foi levado ao centro cirúrgico onde foi realizada a cirurgia com sucesso”, disse a enfermeira Carmelita Alves.

O médico gastroenterologista, que também faz parte da equipe dos mutirões também realizou 69 exames de endoscopias digestivas altas. O exame serve para a detecção de doenças que atingem o aparelho digestivo, como a gastrite e o câncer de estomago. Os resultados dos exames foram entregues na hora, bem como a prescrição para o tratamento.

Em Guajará, a equipe, formada pelo cirurgião geral Daniel Auad, os ginecologistas Luis Leon e Thalles Maia, o anestesiologista Adilson Mota, a instrumentadora cirúrgica Umbelina Lacerda, a enfermeira Carmelita Alves e a técnica em hemoterapia Nina Rosa, trabalhou durante o último final de semana para atender a demanda de pacientes. Foram realizadas cirurgias para correção de problemas de vesícula, útero, fimose, hérnia, hemorróidas, entre outras.

Os profissionais também realizaram dois partos cesáreos em pacientes que chegaram ao hospital em trabalho de parto e apresentaram dificuldades para a realização do parto normal. “Elas apresentaram perda de líquido amniótico e contrações, mas não possuíam dilatação suficiente para a passagem e nascimento das crianças”, explicou a enfermeira Carmelita Alves.

Os médicos fizeram a intervenção cirúrgica, evitando que as pacientes precisassem ser transferidas para o município de Cruzeiro do Sul, o mais próximo de Guajará preparado para procedimentos mais complexos. As mães, Maria Laíze Vieira da Silva, 32, e Maria de Jesus Souza da Silva, 18, falaram que foi providência divina a equipe estar no município durante o final de semana.

Os ginecologistas também realizaram consultas em pacientes que apresentavam sintomas de doenças no aparelho reprodutor feminino. As pacientes receberam orientação quanto a cuidados com a saúde pessoal para evitar complicações posteriores.

O endoscopista Menandro Tapajós também trabalhou durante o mutirão, realizando exames de endoscopia digestiva alta. O exame faz o diagnóstico precoce de doenças que atingem o aparelho digestivo, como a gastrite e o câncer. Além dos exames, o especialista também realizou consultas e prescreveu tratamento para os casos diagnosticados.

Guajará foi o 13º município a receber a equipe dos mutirões de cirurgias do interior do estado que teve início em fevereiro deste ano. Até o momento já foram realizados 808 procedimentos cirúrgicos e 680 endoscopias. Já foram beneficiadas as populações dos municípios de Guajará, Novo Aripuanã, Coari, São Sebastião do Uatumã, Santo Antonio do Içá, Ipixuna, Tabatinga, Nova Olinda do Norte, Parintins, Eirunepé, Tefé, Careiro Castanho, Boca do Acre, sendo que nestes três últimos a equipe esteve por duas vezes em função das altas demandas.

_____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM